O que causa pedra nos rins?
Dúvidas relacionadas
Pâncreas – O que é
O pâncreas é um órgão com funções exócrina, com secreção do suco pancreático que contém enzimas digestivas e endócrina, produzindo hormonas importantes como insulina, glicagina e somatostatina, que entram na corrente sanguínea e ajudam o organismo a utilizar ou a armazenar a energia obtida a partir dos alimentos.
Esqueci de tomar a pílula e tive sangramento. O que pode ser?
Saiba como proceder em caso de descobrir alergias a certos alimentos
Surdez Infantil – O que é
Relativamente à surdez infantil podemos distinguir logo à partida dois grupos distintos: formas congénitas e formas adquiridas.
O termo surdez congénita implica que a perda auditiva esteja presente ao nascimento. Pode incluir formas hereditárias ou formas de surdez devido a outros fatores presentes in útero (pré-natal) ou na altura do nascimento.
As formas hereditárias parecem estar envolvidas em mais de 50% dos casos de surdez congénita. A transmissão genética pode ser autossómica dominante (quando um dos progenitores, geralmente com surdez, carrega o gene dominante e o transmite para a criança em 50% das vezes), autossómica recessiva (onde ambos os pais não manifestam qualquer surdez, transmitem um gene recessivo, sendo essa probabilidade de transmissão de 25%) e ligada ao X (na qual a mãe carrega um gene recessivo no cromossoma sexual X e o transmite para os descendentes, manifestando-se apenas nos descendentes do sexo masculino).
A surdez adquirida é a surdez que surge após o nascimento, em qualquer altura da vida, resultando de diversas situações clínicas.