O que é hipertrofia muscular?

Publicidade

Hipertrofia muscular é o aumento do tamanho (volume) das células dos músculos. Trata-se de uma resposta fisiológica, que decorre de uma adaptação das células musculares diante de uma maior exigência de trabalho. Como resultado, há um aumento do volume do músculo para suportar o esforço, como nos casos de exercício físico ou trabalhos pesados.


Dúvidas relacionadas


Meu rosto coça e pele do rosto irritada e olhos inchados…

Não é possível definir um diagnóstico apenas com o relato. Podemos sugerir como causas prováveis, uma reação alérgica ou desidratação da pele. No entanto, para confirmar essas hipóteses é preciso uma avaliação mais detalhada de dados como tempo dos sintomas, qual a medicação foi aplicada e principalmente, avaliar as características da pele, coloração, aspereza, descamação, qual tipo e etc.


Sangramento na gravidez é normal?

O sangramento na gravidez é comum, sobretudo no início da gestação e não costuma ser um problema grave. No entanto, não deve ser considerado normal, até que seja avaliado pelo obstetra.


Quais são as causas da hemoglobina baixa?

As causas para a hemoglobina baixa estão relacionadas a distúrbios que causam a redução da quantidade de hemácias no sangue. A hemoglobina é uma substância de cor vermelha presente no interior das hemácias (glóbulos vermelhos). Valores baixos de hemoglobina caracterizam a anemia.


Toxoplasmose – Sintomas

A toxoplasmose congénita pode ser assintomática ou apresentar sintomas graves e rapidamente mortais. Quando ocorrem indícios os mais comuns, são a inflamação dos olhos, icterícia grave, facilidade em formar hematomas, convulsões, cabeça grande ou pequena e atraso mental. Logo após o nascimento podem surgir sinais muito ligeiros, mas, de um modo geral, eles só surgem meses ou anos mais tarde.

A toxoplasmose adquirida raramente produz sintomas e, em geral, é diagnosticada quando uma análise de sangue revela a presença de anticorpos contra o parasita. De facto, nas pessoas saudáveis, esta infeção não provoca sinais porque o sistema imunitário impede o parasita de causar a doença. 

Nos casos mais ligeiros, pode simular uma mononucleose infeciosa, com tumefação dos gânglios linfáticos do pescoço e das axilas que, em regra, não são sensíveis ao tato, sensação de mal estar, dor muscular e uma febre baixa e flutuante que pode durar semanas ou meses. Pode ainda ocorrer anemia ligeira, tensão arterial baixa, pouca quantidade de glóbulos brancos, maior número de linfócitos no sangue e resultados anormais nas provas de função hepática. Na maioria das vezes, as pessoas infetadas por toxoplasmose apenas apresentam aumento dos gânglios linfáticos do pescoço de forma indolor.

Nas formas crónicas, pode ocorrer inflamação ocular que pode ser grave se não for devidamente tratada. A toxoplasmose disseminada aguda pode produzir uma erupção cutânea, febre alta, calafrios e esgotamento. Em alguns casos a infeção pode causar inflamação do cérebro e das membranas que o revestem, do fígado, dos pulmões ou do coração. Num doente com imunodeficiência, como ocorre na infeção pelo vírus VIH/SIDA, a toxoplasmose tende a ser generalizada, com inflamação cerebral (encefalite), convulsões, tremores, dor de cabeça, confusão ou coma.


Publicidade
Publicidade

Alternativa Resgate – Rincao – SP



Instituto De Olhos – Petrolina – RJ



10segremocoes Emergencias Medicas – Campinas – SP