O que não pode comer quem tem problemas de fígado?

Publicidade

Pessoas que têm problemas de fígado devem evitar:


Dúvidas relacionadas


Fibromialgia – O que é

É uma doença crónica caracterizada por queixas neuromusculares dolorosas e difusas mas também pela presença de pontos de dor em regiões específicas.

Embora existam diversas descrições desta patologia desde há muito tempo, ela apenas foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como doença no final da década de 1970.

A fibromialgia é uma enfermidade crónica mas os seus sintomas variam em intensidade e podem mesmo desaparecer ou diminuir temporariamente para reaparecer mais tarde. Essas alterações podem estar relacionadas com mudanças de tempo, questões hormonais, stress, depressão, ansiedade ou com um esforço maior do que o habitual.

A gravidade dos sintomas torna a fibromialgia muito incapacitante, com importante impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas. Esta doença atinge cerca de 2% a 8% da população adulta. Dessa, entre 80% a 90% dos casos são mulheres com idade entre os 30 e os 50 anos. Embora não haja estatísticas nacionais rigorosas, calcula-se que 5% a 6% da população sofra desta patologia, com predomínio nas mulheres acima dos 40 anos. Outros estudos referem que em Portugal há uma prevalência de cerca de 3,6%, podendo haver casos não diagnosticados. De facto, muitas pessoas permanecem na incerteza diagnóstica durante vários meses ou anos.


Diarreia: o que fazer?

A pessoa que está com diarreia deve preocupar-se em aumentar a hidratação, evitar comidas gordurosas e comer em pequenas quantidades. Em alguns casos de diarreia, pode ser necessário tomar soro por via venosa.


Excesso de carne com gordura eleva problemas de saúde

No Brasil, número de homens que consomem carne com excesso de gordura é cerca de duas vezes maior do que o de mulheres. Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais do país. O consumo excessivo de gordura é um fator preponderante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois aumenta o colesterol LDL e os triglicerídeos, e como é muito calórica, dificulta a tarefa de manter uma peso saudável.


Férias escolares são um bom período para iniciar uma nova rotina alimentar de crianças e jovens

A correria do dia a dia pode ser uma desculpa para a manutenção de uma rotina alimentar não saudável. Se esse for o caso, nada melhor do que as férias para mudar os conceitos. Nesse período os familiares se encontram mais vezes e, o melhor de tudo, com tempo de sobra.


Publicidade
Publicidade

Nicolas Biagioni Tiburzio – Pouso Alegre – MG



Cartão de Todos em São Gonçalo – RJ – Consultas e Exames Popular



Silvia Maria Ataide Nunes – Macapa – AP