O que pode ser T4 livre alto ou baixo?

Publicidade

O T4 livre pode estar alto no hipertireoidismo e na tireoidite sub-aguda, principalmente. Também pode estar elevado em algumas doenças não tireoidianas. Está baixo no hipotireoidismo primário (tireoidite de Hashimoto, mixedema idiopático, bócio endêmico), no hipotireoidismo secundário e na tireoidite sub-aguda avançada, principalmente.


Dúvidas relacionadas


Oxitocina – O que é

A oxitocina é uma hormona segregada em tecidos cerebrais e sintetizada pelo hipotálamo.

Esta pequena mas crucial região do cérebro onde é sintetizada, o hipotálamo, controla reacções biológicas como a fome, a sede e a temperatura do corpo, bem como as reacções viscerais de luta ou fuga associadas a emoções básicas como o medo e a ira.


Grávida pode fazer alisamento no cabelo?

Não é recomendado que grávidas façam alisamento no cabelo, assim como mulheres que estão amamentando, pois as substâncias químicas podem penetrar no organismo e causar danos ao bebê, seja através da placenta ou através do leite materno.


Electroencefalograma – O que é

Exame indolor que permite registar a actividade eléctrica cerebral e detectar as suas alterações.

O mecanismo que permite obter este registo é um eletroencefalógrafo, um aparelho que permite medir a actividade eléctrica cerebral, através da aplicação de diversos sensores na zona ex-terna da caixa craniana, sobre o couro cabeludo.


Angiografia – Vantagens e benefícios

Além de permitir avaliar o padrão de circulação de um determinado órgão, este exame tem ainda a vantagem de ser dinâmico (se as imagens forem obtidas à medida que a substância é administrada é possível avaliar a velocidade da circulação, o seu padrão de distribuição, a sua simetria e todas essas informações podem ser extremamente relevantes).

 

Alguns dos órgãos mais frequentemente estudados pela angiografia são a retina, o coração e o cérebro.

 

Este exame pode ainda ser conjugado com outros, como a ressonância magnética ou a tomografia computorizada e, desse modo, as imagens da circulação são integradas com as imagens do próprio órgão permitindo a obtenção de ainda mais elementos de diagnóstico.

 

Em alguns casos, o momento da realização da angiografia pode ser aproveitado para se instituírem medidas terapêuticas, como uma angioplastia (dilatação de um vaso sanguíneo estreitado), remoção de um coágulo ou colocação de uma rede dentro do vaso de modo a mantê-lo aberto e funcionante.


Publicidade
Publicidade

Clinica Medica Ariolli Prandini Ltda – Taquaritinga – RJ



Centro Oftalmologico De Caieiras – Caieiras – SP



Valeria Gomes Barbosa – Belo Horizonte – MG