O que significa um exame Gama GT com valores baixos?

Publicidade

O exame gama GT é o exame de sangue no qual são dosados os níveis da enzima gama glutamil transferase. Devido à sua localização nas células do fígado e dos ductos biliares, essa enzima aparece alterada em vários distúrbios hepáticos (do fígado).


Dúvidas relacionadas


Como é feita a retirada do cateter duplo J?

A retirada do cateter duplo J é feita pela uretra, que é o canal da urina. O procedimento pode ser feito manualmente ou através de endoscopia, também chamada de cistoscopia pelos médicos, e não há necessidade de internação.


Doença inflamatória do intestino – O que é

É uma condição na qual o intestino se torna vermelho, inchado e com presença de úlceras. As doenças inflamatórias intestinais podem ser divididas em dois grupos principais: a colite ulcerosa e a doença de Crohn.

A designação doença inflamatória do intestino aplica-se essencialmente à doença inflamatória crónica intestinal de causa desconhecida, uma vez que existem outras enfermidades do intestino que não se encaixam nesta definição. Além da doença de Crohn e da colite ulcerosa, a doença inflamatória intestinal engloba também a colite indeterminada.

Tem-se verificado um aumento acentuado da ocorrência desta patologia nos países do hemisfério sul, embora continue a ser mais frequente nos países do hemisfério norte e nos estratos socioeconómicos mais elevados. Em Portugal atinge cerca de sete mil a 15 mil pessoas e estima-se que ronde os 2,9 casos por cada 100 mil habitantes por ano com colite ulcerosa e 2,4 por cada 100 mil com doença de Crohn. A idade de início apresenta dois picos de maior incidência, um entre os 15 e os 30 anos, e um segundo entre os 60 e os 80 anos, sendo este mais frequente na doença de Crohn.

Esta patologia não deve ser confundida com a síndrome do colon irritável, que afeta a contractilidade do cólon. Neste caso nunca ocorre inflamação e é uma perturbação muito menos grave do que a doença inflamatória intestinal.


Fobia social – Doenças e Tratamentos

Trata-se de um distúrbio muito frequente que facilmente se confunde com timidez ou uma mania e que até há alguns anos era mal compreendido e negligenciado, em parte porque as pessoas que sofriam deste problema o ocultavam e sofriam em silêncio.


Cirurgia da Escoliose Idiopática Juvenil – O que é

A cirurgia de Escoliose é indicada nos pacientes com curvaturas grandes em que a probabilidade de progressão é inexorável (de acordo com critérios cientificamente estabelecidos), associada a deformidades visíveis e progressões nítidas acompanhadas clinicamente. Existem várias técnicas cirúrgicas para tratamento da escoliose, mas a maioria delas consiste em colocar hastes metálicas que restituem o alinhamento e fixam a coluna, reduzindo a deformidade.

Os detalhes da cirurgia são definidos com base em classificações que consideram as características das curvaturas da coluna e subdividem a escoliose em diferentes tipos, que necessitam diferentes estratégias de correção.  É feita uma manobra específica de desrotação, na maioria dos casos, para endireitar a coluna.

A instrumentação irá manter as vértebras numa posição mais reta enquanto a consolidação óssea da artrodese se faz. Um enxerto ósseo pode ser usado para fundir ou artrodesar as vértebras sendo retirado do próprio paciente (autógeno), osso processado de um banco de ossos (alógeno) ou então utilizados substitutos ósseos de origem sintética.


Publicidade
Publicidade

Jose Antonio Cesar Da Silva – Goiania – RJ