Obesidade infantil – O que é

Publicidade

A obesidade é uma doença crónica e complexa, com uma prevalência crescente em todo o mundo e considerada pela Organização Mundial de Saúde como a epidemia global do século XXI.

O estudo Cosi, realizado em Portugal em 2008/2009, envolvendo crianças do 1º ciclo do ensino básico, detetou excesso de peso em 32%, com 14% de obesidade. Em 2012, o estudo EPACI, com crianças nos três primeiros anos de vida, encontrou cerca de 32% de crianças com excesso de peso e 6,4% com obesidade, logo aos 12 meses de vida. Esta elevada prevalência em Portugal e em idades tão precoces, tem sido alvo de atenção por parte dos profissionais de saúde, da educação e da sociedade em geral.


Dúvidas relacionadas


Jéssica mudou hábitos alimentares após ter problemas de saúde

A técnica administrativa Jéssica Silva, 30 anos, sempre teve excesso de peso, mas só se incomodou quando a saúde foi afetada. Alterando os hábitos alimentares, emagreceu 20kg em aproximadamente 18 meses.


Siderose – Doenças e Tratamentos

A siderose resulta da inalação do óxido de ferro; a baritose, da inalação de sulfato de bário e a estanose, da inalação de partículas de óxido de estanho.


Frutose – Alimentação

O açúcar natural presente nas frutas deixa esses alimentos mais saborosos e garantem mais energia e vivacidade. As frutas mais concentradas em frutose


Distensão abdominal: Quais as causas e como tratar?

A distensão abdominal tem como principal causa a produção de gases, muitas vezes decorrentes da ingestão de alimentos e bebidas ou má digestão. Contudo, o abdômen também pode ficar distendido em casos de gravidez, prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, verminoses, menstruação ou ainda apendicite. É comum a distensão vir acompanhada por dores abdominais.


Publicidade
Publicidade

Fabio Roberto De Souza Vinholy Da Silva – Santos – SP



Jacqueline Cernach Madeira – Umuarama – PR