Olho Vermelho – O que é

Publicidade

Utilizamos o termo “olho vermelho” quando a conjuntiva, membrana que cobre a superfície do olho, adquire uma tonalidade vermelha ou rosada. A maioria dos quadros de olho vermelho correspondem a situações benignas, contudo um olho vermelho persistente deverá ser observado por um médico com brevidade, sobretudo se acompanhado de outros sintomas/sinais, e referenciado a um especialista de Oftalmologista sempre que necessário


Dúvidas relacionadas


Bruxismo – O que é

O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária, com aplicação de forças excessivas sobre a musculatura mastigatória, provocando um desgaste nos dentes que pode afetar a sua integridade e comprometer a saúde oral.

Pode-se considerar duas formas distintas de bruxismo: diurno e noturno. O primeiro caracteriza-se por uma atividade semi-voluntária da mandíbula, com o apertar dos dentes enquanto o indivíduo se encontra acordado e onde geralmente não ocorre ranger, estando relacionado com um tique, hábito ou uma reação ao stress. O segundo é uma atividade inconsciente de ranger ou apertar os dentes, com produção de sons, enquanto se está a dormir. O bruxismo do sono cria tensões ao nível das articulações temporomaxilares, podendo desgastá-las e causar dores de cabeça. Provoca ainda um desgaste nos dentes que pode afetar a sua integridade e comprometer a saúde oral. O bruxismo do sono é um problema que afeta sobretudo as crianças mas que também pode atingir os adultos.

Estima-se que a prevalência de bruxismo é de 20% nos adultos, sendo que o noturno, de acordo com o relato de familiares, ocorre em cerca de 8% da população. Acredita-se ainda que em Portugal cerca de 100 mil pessoas sejam afetadas por esta condição.


Síndrome da classe económica – O que é

A síndrome da classe económica descreve a situação clínica de trombose venosa profunda que surge durante ou após uma viagem prolongada de avião, com pouco espaço para a mobilização dos membros inferiores, ocasionando um coágulo sanguíneo que irá obstruir uma veia profunda. O coágulo formado pode bloquear parcial ou completamente o fluxo sanguíneo dos vasos e a maioria ocorre na parte inferior da perna, na coxa ou na pélvis. menos frequentemente também pode ocorrer noutras zonas como o braço, cérebro, intestino, fígado ou rim.


Síndrome das pernas inquietas tem cura? Qual é o tratamento?

Síndrome das pernas inquietas não tem cura, mas pode apresentar longos períodos de remissão e tem tratamento. Trata-se de um distúrbio neurológico, cujo tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade do sono.


Dermatite crónica das mãos e dos pés – Doenças e Tratamentos

A dermatite crónica das mãos e dos pés inclui um conjunto de perturbações em que as mãos e os pés se inflamam e se irritam com frequência. Dá-se em consequência de uma sucessão de contatos com substâncias químicas.


Publicidade
Publicidade

Policlinica De Planaltina – Brasilia – DF



Juacema Gomes Dos Santos Mello – Imbituba – SC



Marcio Freitas Guimaraes – Belo Horizonte – MG