Orbitopatia tiroideia – Sintomas
A fase ativa inicial é a mais sintomática, o paciente nota que os olhos estão vermelhos e as pálpebras inchadas, sobretudo ao acordar. Um ou ambos os olhos podem ficar mais salientes ou saídos (exoftalmia), e pode desenvolver-se um dos sinais mais característicos, a retração das pálpebras, que conferem um ar de surpresa. Outros possíveis sintomas são a visão dupla ou uma sensação de dor ou pressão que piora com os movimentos dos olhos. É habitual a sensação de irritação ocular, sensibilidade à luz e nos casos mais graves diminuição da visão.
O acompanhamento destes casos deve ser feito por um Oftalmologista com experiência na área em conjunto com o Endocrinologista.
Dúvidas relacionadas
Quero saber o que significa essas alterações no meu exame?
Autismo – Sintomas
Não apontar com o dedo para pedir ou mostrar aos 16 meses
Usar pouco o contacto ocular para fazer pedidos e na comunicação em geral
Não responder ao seu nome
Não se envolver em gracinhas e jogos de imitação (ex: bater palminhas)
Ser muito independente em idade precoce, isto é, não solicitar/envolver os outros
Apresentar comportamentos repetitivos como rodar objetos ou alinhar formas e cores
Não usar frases de duas palavras aos dois anos ou deixar de dizer palavras que já dizia
No entanto, é necessária uma avaliação detalhada e integrada para confirmar o significado destes sintomas. Algumas crianças têm sintomas isolados que não correspondem necessariamente ao diagnóstico de PEA.
A dificuldade em descodificar as ações e o pensamento do outro, o atraso na linguagem (frequente, mas não obrigatório), a necessidade de estimulação sensorial ou hipersensibilidade a determinados estímulos (ex: estímulos sonoros), podem associar-se a birras frequentes e difíceis de acalmar, agressividade ou comportamentos estranhos para as outras pessoas.
Algumas condições com sintomas mais leves podem tornar-se evidentes apenas mais tarde (depois dos 3 anos), quando passa a existir uma maior exigência em relação ao comportamento social da criança/adolescente.
Os interesses específicos podem determinar que a criança se destaque em competências específicas, acima do esperado para a sua idade (ex: conhecer todas as marcas de automóveis, ou números e letras precocemente). Contudo, nas situações de PEA, existem outras competências importantes que ficaram para trás, principalmente do ponto de vista social.