Osteoporose – Doenças e Tratamentos

Publicidade

A osteoporose é uma doença óssea sistémica – generalizada a todo o esqueleto, que por si só não causa sintomas, caracterizada por uma densidade mineral óssea (DMO) diminuída e alterações da microarquitetura e da resistência ósseas que causam aumento da fragilidade óssea e, consequentemente, aum.


Dúvidas relacionadas


Qualquer pessoa pode fazer cirurgia de redução de estômago?

Não, não é qualquer pessoa que pode fazer cirurgia de redução de estômago, também chamada de cirurgia bariátrica ou gastroplastia. Existem indicações e contraindicações para a cirurgia.


8 dicas para regular o seu sono

Para regular o sono é necessário mudar a rotina ou criar hábitos que contribuam para uma melhor qualidade do sono. Siga essas 8 dicas e veja como regular o seu ciclo do sono, ajustar o relógio biológico, dormir melhor, com isso melhorando sua qualidade de vida.


Hérnia discal – O que é

Na doença do disco intervertebral pode existir ou não rotura do ligamento com saída do conteúdo do disco para dentro da canal (foramen) com consequente compressão sobre as estruturas nervosas, espinal medula e/ou raiz nervosa. Esta compressão pode existir mesmo se não existe rotura do ligamento que envolve o disco, este pode estar alargado e assim comprimir as estruturas nervosas.

A hérnia discal ocorre quando o núcleo pulposo e gelatinoso que constitui a parte central do disco intervertebral, prolapsa através da rotura do anel fibroso circundante e comprime as estruturas vizinhas. Quando uma hérnia discal comprime um nervo, pode causar dor, dormência e perda de força na área do corpo correspondente a esse nervo.


Síndrome do ovário poliquístico – Sintomas

Os sintomas mais característicos são ciclos menstruais irregulares, excesso de pelos corporais, queda de cabelo habitualmente na zona temporal, acne, obesidade, hipertensão arterial e alteração do metabolismo da glicose. É ainda a causa mais comum de infertilidade e pode associar-se a um aumento do risco cardiovascular no caso de existência de obesidade, hipertensão arterial e alteração do metabolismo da glicose.

Estamos perante a síndrome do ovário poliquístico quando estão presentes, pelo menos, dois dos seguintes critérios:

Oligomenorreia, amenorreia ou anovulação
Hiperandrogenia ou hiperandroginismo
Ovários poliquísticos identificados por exames de imagem


Publicidade
Publicidade