Para que serve o exame transvaginal?
Dúvidas relacionadas
O que é disenteria e quais os sintomas?
Mioma – O que é
Conforme a localização, os miomas podem ser intramurais, subserosos ou submucosos. Os primeiros, que crescem na parede do útero, são os mais comuns. Os segundos localizam-se no endométrio, e tendem a provocar mais perdas de sangue. Os terceiros crescem na parede exterior do útero.
Em muitos casos, o mioma pode passar despercebido sem manifestações. Em cerca de 30% das mulheres causam sintomas, como hemorragias uterinas anormais, menstruações muito abundantes e prolongadas, podendo originar anemia. O risco de os desenvolver aumentar com a idade, história familiar, hábitos alimentares e com a obesidade.
Em Portugal, os miomas uterinos afetam entre 30% a 60% da população feminina em geral. Nas mulheres em idade reprodutiva a incidência situa-se entre 20% a 40%. Mas estima-se que cerca de dois milhões apresentem esta condição.
Osteodensitometria – O que é
Este exame utiliza raios-X para medir a quantidade de cálcio e outros minerais ósseos num determinado osso.
A avaliação por osteodensitometria é realizada ao nível do fémur e da coluna lombar. A medição no antebraço (rádio) é apenas reservada para os casos em que a avaliação nas regiões anatómicas anteriores não seja possível ou fiável.