Paralisia das cordas vocais – O que é
Nesta patologia, uma ou ambas as cordas vocais deixam de fazer o seu movimento normal de aproximação (durante a produção da voz) ou de afastamento (durante a respiração). Na maioria das vezes acontece apenas numa uma corda vocal, condicionando essencialmente a qualidade da voz. Nos casos de paralisia bilateral a respiração está comprometida em grau variável e é por vezes necessária uma intervenção urgente. Esta patologia pode ter um grande impacto na qualidade de vida e é sempre uma situação que requer investigação e despiste das causas.
A alteração que condiciona na qualidade da voz e na dinâmica respiratória tem grandes repercussões na vida diária do doente.
Dúvidas relacionadas
PCR baixo: o que pode ser?
PCR baixo significa que não existe um processo inflamatório ou infeccioso agudo no corpo. Além disso, valores constantemente baixos de PCR indicam menos risco de doenças cardiovasculares, como derrame e ataque cardíaco, de acordo com a seguinte classificação:
Oligospaniomenorreia – Doenças e Tratamentos
Perturbação do ciclo menstrual devido a uma causa hormonal e que se caracteriza por uma duração anormal da menstruação, a qual excede os 45 dias.
Xerodermia – Doenças e Tratamentos
A xerodermia é uma alteração da pele que se caracteriza por secura e descamação excessiva.
Frieira (pé de atleta): o que é, quais as causas, sintomas e como tratar?
A frieira, popularmente conhecida como pé de atleta, é uma infecção causada por fungos que afeta o pé. Trata-se de uma micose que ocorre quando um determinado fungo se prolifera na pele dos pés, sobretudo entre os dedos. A frieira é o tipo mais comum de micose e se espalha rapidamente.