Paralisia das cordas vocais – O que é

Publicidade

Nesta patologia, uma ou ambas as cordas vocais deixam de fazer o seu movimento normal de aproximação (durante a produção da voz) ou de afastamento (durante a respiração). Na maioria das vezes acontece apenas numa uma corda vocal, condicionando essencialmente a qualidade da voz. Nos casos de paralisia bilateral a respiração está comprometida em grau variável e é por vezes necessária uma intervenção urgente. Esta patologia pode ter um grande impacto na qualidade de vida e é sempre uma situação que requer investigação e despiste das causas.

A alteração que condiciona na qualidade da voz e na dinâmica respiratória tem grandes repercussões na vida diária do doente.


Dúvidas relacionadas


Toxina botulínica – Tratamento

O dermatologista obtém primeiro a história clínica do paciente, incluindo os medicamentos que toma. Depois o tratamento consiste em injetar quantidades mínimas de toxina botulínica diretamente nos músculos faciais, para os relaxar. É utilizada uma agulha muito fina, bem tolerada pela pele, durante apenas alguns minutos, não havendo período de recuperação prolongado.


Clamídia genital – Sintomas

Alguns dos tipos de Chlamydia causam infeções genitourinárias e, se transmitidos durante a gravidez, podem causar conjuntivite ou pneumonia no recém-nascido. Outros provocam uma lesão genital conhecida como linfogranuloma venéreo, mais comum em países tropicais.

Nos homens, a infeção genital é habitualmente assintomática. Os indícios podem ser dor ou sensação de queimadura inespecíficas no períneo ou testículos ou corrimento uretral. Pode ainda ocorrer ardor ao urinar e surgir outras manifestações como epididimite, prostatite ou proctite. Também é possível aparecer a síndrome de Reiter, definida pela presença de artrite, conjuntivite e uretrite.

Nas mulheres, é também frequente a infeção não causar quaisquer sintomas. Em cerca de 20% surgem sintomas como corrimento, ardor e micções mais frequentes. Pode também ocorrer uretrite ou cervicite. Em algumas pacientes, surge a doença inflamatória pélvica, que se pode complicar sob a forma de infertilidade, gravidez ectópica ou oclusão das trompas.

No linfogranuloma venéreo a lesão primária surge no local de contacto com o microrganismo. Algumas semanas depois surge um gânglio inflamado e aumentado de volume (adenopatia, habitualmente unilateral). Estes podem crescer formando uma placa com tendência a ulcerar e com a possibilidade de cicatrizar provocando inchaço no membro atingido.


Quem tem problema no coração pode tomar anestesia geral?

Se for necessário sim. Para isso existe a avaliação pré-operatória que faz uma avaliação do risco de se realizar a anestesia e a cirurgia.


Meu namorado colocou o preservativo do lado errado e após o início da relação trocou para o certo, não houve ejaculação antes da troca, mas existe risco de estar grávida pelo contato com o líquido inicial?

O risco sempre existe quando ocorre imprevistos como esse, mas nesse caso, se realmente a troca do lado do preservativo foi no início e não houve dano ao preservativo, o risco é muito pequeno.


Publicidade
Publicidade