Paramiloidose – Sintomas

Publicidade

Os sintomas sensitivos são habitualmente os primeiros. Pode ocorrer diminuição ou perda de sensibilidade à temperatura (frio/quente), sensações de formigueiro, dormência ou dor intensa (como queimadura).

Como regra, estes sinais iniciam-se nos pés e pernas e vão subindo até às mãos, gradualmente ao longo dos anos. Noutros casos, a primeira manifestação da doença pode ser uma perda de peso involuntária, alterações do trânsito intestinal (obstipação ou diarreia), dificuldade em fazer as digestões ou um quadro de disfunção sexual. 

As alterações gastrintestinais vão-se tornando mais acentuadas com diarreias frequentes, náuseas e vómitos e alterações urinárias muitas vezes manifestando-se como infeções urinárias de repetição.

Podem ocorrer tonturas ou desmaio com as mudanças de posição devido à diminuição da tensão arterial.

Numa fase mais avançada, ocorre diminuição da força muscular que começa nos pés e pernas e progride para os membros superiores. As dificuldades da marcha caracterizam-se, nas fases iniciais, em levantar os pés e os dedos, originando uma marcha com os “pés pendentes”.

O envolvimento do coração pode não provocar sintomas numa fase inicial ou manifestar-se como tonturas, palpitações por alterações da condução cardíaca com necessidade de colocação de pacemaker. Numa fase mais avançada surge insuficiência cardíaca.

O envolvimento renal pode ocorrer em cerca 30% dos doentes, sobretudo quando há história familiar. Pode ser uma manifestação precoce da doença em casos raros, mas habitualmente é um sinal tardio, conduzindo à falência do rim e à necessidade de diálise.

Podem ocorrer perturbações visuais, como visão turva, olho seco, glaucoma ou diminuição da acuidade visual.

Sem tratamento, os sintomas da doença agravam-se, causando a morte em média entre 10 a 15 anos após o aparecimento dos sintomas. Por esse facto, o diagnóstico precoce é muito importante, permitindo atrasar a evolução da doença e preservar a qualidade de vida dos doentes.


Dúvidas relacionadas


Albumina – Alimentação

Pertencente ao grupo das proteínas, essa substância é importante para as pessoas que querem ganhar massa muscular de maneira mais natural. A albumina pode ser encontrada nos ovos, leite e derivados, além das leguminosas como soja, grão de bico e feijão.


Soluço constante em bebê é normal? O que pode ser e o que fazer?

Sim, soluço constante em bebê é normal, desde que não sejam soluços que duram um dia inteiro e não param de forma alguma. Se isso acontecer, o melhor é levá-lo ao pediatra. Tirando essas situações excepcionais, é muito comum o bebê soluçar bastante, principalmente recém nascidos.


Licopeno – Alimentação

É a substância responsável pela cor avermelhada dos alimentos, tais como o tomate, melancia e outros. É um agente antioxidante e atua na prevenção das ações dos radicais livres.


Pectus Carinatum – O que é

O Pectus Carinatum  é uma deformidade torácica caracterizada por uma procidência do esterno na parede anterior do tórax. As deformidades assimétricas com esterno inclinado lateralmente são comuns, levando a uma saliência mais pronunciada num dos lados do peito. É o oposto ao defeito do pectus excavatum.

Ao contrário do Pectus Excavatum estas deformidades conseguem-se muitas vezes corrigir por compressão externa mantida preferencialmente durante o início do seu aparecimento ou agudização, que surge sobretudo na adolescência.


Publicidade
Publicidade

Newton Dias De Vasconcelos Junior – Florianopolis – SC



Clinica Neuropediatrica Arita – Sao Paulo – SP



J A F Aparelho Digestivo – Umuarama – PR