Preciso estar em jejum para exame de sangue? Por quantas horas?

Publicidade

O tempo de jejum depende do tipo de exame de sangue solicitado e pode variar de acordo com o laboratório.


Dúvidas relacionadas


Série Dez Passos para Parar de Fumar: Tenha determinação

A plataforma Saúde Brasil traz, a partir deste de hoje, uma série de matérias com um passo a passo em dez etapas para ajudar você a parar de fumar, cada um deles comentado pela médica pneumologista Cristina Cantarino, Coordenadora do Centro de Tratamento de Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).


Buraco macular – O que é

A retina é um tecido localizado no interior e a mácula é localizada no centro da retina e é responsável pela visão de maior detalhe e que nos permite ver com grande definição. 

Um buraco macular (BM) é um pequeno buraco na retina e causa visão turva ou distorcida. Os BM normalmente acontecem como processo relacionado com a idade e a partir dos 60 anos.

 

Está o outro olho em risco?

Se tem um BM num olho, existe 10 a 15% de risco de desenvolver um BM no outro olho.


Fibromialgia – Doenças e Tratamentos

É uma síndrome musculo esquelética crónica, não inflamatória e de causa desconhecida. Está na origem de uma incapacidade física e emocional, por vezes grave, que atinge cerca de dois por cento da população.


Doença de Huntington – Sintomas

Os seus sintomas variam muito, mesmo dentro da própria família. Para alguns, os movimentos involuntários podem ser pronunciados mesmo nos estágios iniciais. Para outros, podem ser menos evidentes e os sinais emocionais e comportamentais serem mais óbvios.

 De um mogo geral, importa considerar:

Sintomas emocionais/comportamentais, como a depressão, irritabilidade, ansiedade e apatia, comportamentos agressivos ou impulsivos, mudança de humor e isolamento social;
Sintomas cognitivos/intelectuais, relacionados com uma menor capacidade para organizar assuntos de rotina ou para lidar eficazmente com situações inesperadas, alterações de memória e da capacidade de concentração;
Sintomas motores, como contrações musculares, agitação excessiva, tiques faciais ou mudanças na caligrafia.

Estes sinais evoluem gradualmente convertendo-se em movimentos involuntários (Coreia), que frequentemente se associam a dificuldades na marcha e no equilíbrio. Tendem a aumentar em períodos de esforço voluntário, stress ou excitação e a diminuir durante o descanso e o sono. A fala e a deglutição também podem também ser atingidas. 

Nas fases avançadas pode ocorrer uma Coreia grave, mas é mais comum a rigidez. Nesses períodos, os pacientes ficam totalmente dependentes de outros para todos os cuidados pessoais, não conseguem andar e não são capazes de se fazer entender pela fala. Embora as capacidades cognitivas estejam também muito afetadas, é importante não esquecer que, em geral, o paciente está consciente do seu meio ambiente, continua a ser capaz de compreender a linguagem e tem consciência dos que o rodeiam.

As pessoas não morrem propriamente desta doença mas das complicações associadas à imobilidade, como a sufocação com alimentos, infeções ou traumatismos cranianos. A morte geralmente ocorre, em média, cerca de 15 a 20 anos após o aparecimento da doença, embora a sua duração possa variar muito entre indivíduos. O suicídio é também comum nesta patologia.


Publicidade
Publicidade

Maria Alice Leoncio Paim Franca Sp – Franca – SP



Tullio Bevilacqua Cajati – Cajati – SP