Primeira dentiçao – O que é

Publicidade

A higiene oral deve iniciar-se logo após a erupção do primeiro dente, utilizando uma pequena quantidade de dentífrico fluoretado de 1500 ppm.

A quantidade de dentífrico a utilizar deve ser idêntica ao tamanho da unha do 5º dedo da mão, da própria criança (dedo mindinho). Nesta fase, pode permitir-se que, progressivamente, e sob vigilância, a criança comece a iniciar-se na escovagem dos dentes.


Dúvidas relacionadas


Espermicida – O que é

Os espermicidas são substâncias químicas que imobilizam e destroem os espermatozóides.

Existe nomeadamente em forma de creme, comprimidos de espuma ou gel e devem ser colocados no fundo da vagina com o aplicador, antes de cada relação sexual. A eficácia deste método contraceptivo é reduzida pelo que deve ser utilizado em conjunto com outros métodos contraceptivos como, por exemplo, o diafragma ou o preservativo.


O que pode causar deficiência auditiva?

As principais causas de deficiência auditiva incluem desde exposição crônica a ruídos, envelhecimento, excesso de cera, infecções e inflamações no ouvido até mesmo tumores.


Infeção respiratória – Sintomas

Os sintomas vão depender da localização da infeção e da sua gravidade. As queixas mais comuns são a congestão e corrimento nasal, a tosse, dores de garganta e no corpo, fadiga e febre. De um modo geral, os sintomas iniciam-se um a três dias após exposição ao agente. Pode ocorrer associação com conjuntivite, no caso de infeção causada por alguns vírus, e com dor de cabeça ou facial, no caso da sinusite.

Em casos mais avançados pode surgir dificuldade respiratória, tonturas, alterações da consciência. Estes sintomas traduzem, de um modo geral, uma dificuldade na chegada de oxigénio aos pulmões e exigem uma avaliação urgente.


Cancro do útero – Prevenção

Ao contrário do cancro do colo do útero, o uso de um teste de rastreio não está recomendado para o cancro do endométrio.

A citologia cervical (utilizado no rastreio do cancro do colo do útero) não serve para detetar o cancro do endométrio, no entanto, algumas citologias vaginais podem detetar células endometriais anormais, embora este não seja o seu objetivo.

A hemorragia vaginal é o sinal mais comum de cancro do endométrio. Depois da menopausa não deve haver qualquer tipo de hemorragia vaginal, portanto, a sua presença não é normal e se surgir deve consultar imediatamente o seu médico.

Na pré-menopausa, se a mulher tiver hemorragia vaginal entre os períodos, ou

hemorragia vaginal menstrual abundante, também deve consultar o seu médico. O cancro endometrial não é a única causa de hemorragia vaginal e o seu médico fará um exame mais completo para determinar a origem dessa hemorragia anómala.


Publicidade
Publicidade