Prolapso dos Orgãos Pélvicos – O que é

Publicidade

Os órgãos pélvicos são suportados por músculos e ligamentos que se inserem nos ossos da bacia. Quando estes tecidos de suporte (designados por pavimento pélvico) estão enfraquecidos, órgãos como a bexiga, o útero e o intestino podem fazer protusão na parede vaginal, causando o prolapso.

É uma patologia muito frequente, estimando-se que 40-50% das mulheres experienciem algum tipo de prolapso, sendo mais frequentes nas doentes mais idosas.

Existem vários fatores de risco para a sua ocorrência: o envelhecimento do pavimento pélvico associado à menopausa e fatores genéticos que condicionam alterações dos tecidos de suporte, a obesidade, a tosse crónica, a gravidez, o parto e o trabalho pesado ao longo da vida.


Dúvidas relacionadas


Mal-estar, tontura, náuseas, fraqueza, dor de cabeça. Posso estar grávida?

Mal-estar, tontura, náuseas, fraqueza e dor de cabeça não são propriamente sintomas de gravidez. Até porque, se não houve penetração e o seu namorado estava de cueca e você com short e calcinha, as chances de você estar grávida são praticamente nulas, mesmo que tenha havido ejaculação.


Qual a espessura normal do endométrio?

A espessura normal do endométrio nas mulheres em idade fértil, ou seja, entre a menarca (1ª menstruação) e a menopausa (última menstruação), varia de acordo com a fase do ciclo menstrual:


Como identificar se um alimento é orgânico

Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos de maneira natural, sem a utilização de agrotóxicos e sem uso de adubos químicos e substâncias sintéticas que estimulam o crescimento dos alimentos ou agridam o meio ambiente.


Epistaxis – O que é

Epistaxis é o termo médico para a hemorragia nasal. Devido à posição do nariz no meio da face e ao elevado número de vasos sanguíneos que contem, a maioria das pessoas pode sofrer nalgum momento da vida de uma hemorragia nasal. Os sangramentos nasais são frequentemente originados ??por trauma local, corpos estranhos, infeções e inalação de ar seco. Nas crianças as hemorragias nasais espontâneas são bastante comuns e igualmente em pessoas que tomam anticoagulantes, com  hipertensão ou alterações da coagulação. Outras causas mais raras de hemorragia nasal incluem tumores e malformações vasculares. Embora raramente seja motivo de alarme, as epistaxis podem ser fatais em casos raros.


Publicidade
Publicidade

Natalia Marques Franciscani – Araxa – MG



Rejane Lenier Santos Rezende – Aracaju – SE