Prolapso dos Orgãos Pélvicos – O que é

Publicidade

Os órgãos pélvicos são suportados por músculos e ligamentos que se inserem nos ossos da bacia. Quando estes tecidos de suporte (designados por pavimento pélvico) estão enfraquecidos, órgãos como a bexiga, o útero e o intestino podem fazer protusão na parede vaginal, causando o prolapso.

É uma patologia muito frequente, estimando-se que 40-50% das mulheres experienciem algum tipo de prolapso, sendo mais frequentes nas doentes mais idosas.

Existem vários fatores de risco para a sua ocorrência: o envelhecimento do pavimento pélvico associado à menopausa e fatores genéticos que condicionam alterações dos tecidos de suporte, a obesidade, a tosse crónica, a gravidez, o parto e o trabalho pesado ao longo da vida.


Dúvidas relacionadas


Paralisia facial – O que é

Nalgumas circunstâncias (por exemplo após um traumatismo, cirurgia, infeção, doenças neurológicas, tumores, ou em cerca de 50% dos casos sem uma causa identificável) o nervo facial é afetado e é perdida a capacidade de movimentar os músculos de uma das metades da face.

Em muitos casos, sobretudo quando a paralisia é secundária a uma infeção viral, a função dos músculos pode ser recuperada gradualmente. O músculo responsável pelo encerramento das pálpebras (músculo orbicular) ao ficar paralisado condiciona o desenvolvimento de lagoftalmos, a incapacidade de encerrar totalmente o olho.

A exposição permanente da superfície ocular aumenta o risco de úlceras e eventuais infeções que podem condicionar de forma permanente a visão.


Glaucoma tem cura? Qual o tratamento?

O glaucoma não tem cura, mas possui tratamento, que é feito através do uso de colírios até o fim da vida. Esta é a forma mais segura de manter a pressão interna dos olhos sob controle e retardar a evolução da doença. Sem tratamento, o glaucoma pode causar cegueira.


Proteínas – Alimentação

Formadas por aminoácidos, as proteínas são importantes para diversas funções do corpo, dentre elas o equilíbrio hormonal, desenvolvimento dos músculos e a boa atuação do sistema de defesa. Podem ser encontradas nas carnes bovinas e suínas, em aves, ovos, leite, peixes e frutos do mar. As proteínas também podem ser de origem vegetal, sendo encontrada nas leguminosas, como feijão grão de bico, lentilha, soja, etc.


Pomada para tirar queloide

As pomadas para tirar queloide são as à base de corticosteroides, que devem ser prescritas pelo médico. Mas o tratamento para a queloide depende da sua localização no corpo e de seu tamanho. Pode ser realizado por vários métodos, como o uso de placas de silicone, radioterapia local, pomadas, fitas oclusivas ou injeções de corticosteroides, crioterapia, cirurgia e terapia fotodinâmica.


Publicidade
Publicidade

Raul Cassel – Novo Hamburgo – RJ



Glauce Lins Barbosa Moraes – Cuiaba – MT



Cons Odonto Documentacao Radiologia Odontologia – Sao Paulo – SP