Quais as causas mais comuns de manchas brancas na pele e como tratar?

Publicidade

As manchas brancas que aparecem na pele do corpo ou do rosto podem ter diversas causas. As doenças mais comuns que causam manchas brancas são: a Leucodermia solar, a Pitiríase alba, a Pitiríase versicolor (Pano branco) e o Vitiligo.


Dúvidas relacionadas


Golpe de calor (Insolação) – Doenças e Tratamentos

O golpe de calor é uma doença que pode pôr a vida em perigo, que deriva de uma prolongada exposição ao calor e que decorre da falha dos mecanismos de sudação para fazer descer a sua temperatura corporal.


Lesões do pé e tornozelo – Causas

O risco tende a ser mais elevado em desportos que envolvem saltos, como o basquetebol, ou naqueles onde ocorrem rápidas mudanças de direção, como o futebol. A dança e a ginástica também se associam a este tipo de lesões.

A perda de massa muscular e a osteoporose, mais frequentes na idade avançada, aumentam o risco das lesões do pé e tornozelo. As dificuldades na visão e no equilíbrio associadas à idade aumentam mais esse risco.


Espondilolistese – Sintomas

Em muitas pessoas a espondilolistese não tem qualquer sintoma. Na realidade, embora esta condição, muitas vezes, se desenvolva cedo na adolescência, normalmente não é detetada antes da idade adulta. Crianças e adolescentes geralmente suportam a dor lombar por muitos anos antes de serem avaliados por um médico. Alguns estudos referem que 2,3 a 10% da população com espondilólise geralmente é assintomática. Contudo, cerca de 25% dos pacientes com este defeito podem apresentar dor lombar baixa. A dor habitualmente espalha-se ao longo da coluna lombar e pode assemelhar-se a um espasmo muscular.

A espondilolistese pode causar espasmos que causam rigidez da coluna e dos músculos, o que se associa a alterações na postura. Se o deslizamento for significativo pode ocorrer compressão de nervos e estreitamento do canal espinal.

Alguns dos sinais mais comuns de espondilolistese incluem:

Dificuldade em caminhar ou correr:
Dor na região lombar ou nas nádegas
Dor região posterior de uma ou ambas as pernas
Fraqueza numa ou em ambas as pernas
Dor na região lombar e nas pernas agravada pelo movimento
Aumento da curva interna da coluna (lordose)


Como é a cirurgia de endometriose?

A cirurgia de endometriose normalmente é realizada por videolaparoscopia. O método é o mais usado no tratamento cirúrgico da endometriose, pois permite visualizar os focos da doença de forma mais precisa e definida, além de diminuir os riscos de complicações e garantir uma melhor recuperação no pós-operatório.


Publicidade
Publicidade

Centro Social Urbano – Ituiutaba – MG



Maria Cristina Biglieri Pereira – Ourinhos – SP



Mayumi Kubo Tamura – Curitiba – RJ