Quais são os sintomas da tendinite?

Publicidade

Os principais sintomas da tendinite são: dor, inchaço, espessamento do tendão acometido, vermelhidão, calor local, dificuldade de movimentação e redução da força. Como complicação, também podem aparecer dificuldades em realizar determinados movimentos ou fraqueza muscular.


Dúvidas relacionadas


Sarampo – O que é

É uma das infeções virais mais contagiosas, transmite-se quando uma pessoa inala micro gotas que se encontram em suspensão no ar depois de terem sido expelidas pela tosse de um indivíduo infetado.

Uma pessoa com sarampo é contagiosa entre dois a quatro dias antes que a erupção apareça e continua a sê-lo até ao seu desaparecimento. É quase sempre uma doença benigna embora, em alguns casos, possa ser grave ou mesmo fatal. As pessoas não vacinadas e que nunca tiveram contacto com o vírus têm uma elevada probabilidade de contrair a doença. 

Dada a sua transmissão ser exclusivamente inter-humana e existir uma vacina eficaz e segura faz com que o sarampo seja uma doença passível de ser erradicada, facto que se verificou no continente americano em 2002.

A Organização Mundial da Saúde definiu o ano de 2007 como meta para a sua eliminação na Europa. Em 2005 esta meta foi alterada para 2010 e foi lançado o Programa Europeu de Eliminação do Sarampo e Rubéola e Prevenção da Rubéola Congénita. Apesar destes esforços, a situação agravou-se nos últimos anos, ocorrendo surtos na maioria dos 29 países europeus, que somaram, em 2011, mais de 32 mil casos.

Atualmente, os surtos de sarampo costumam ocorrer em adolescentes e em adultos jovens previamente imunizados, em crianças que não tenham sido imunizados ou em bebés demasiado pequenos para a vacina (menos de 12 meses de idade).

A mulher que tenha tido sarampo ou que tenha sido vacinada transmite essa proteção ao seu filho e ela dura quase todo o primeiro ano de vida. Depois desse tempo, a suscetibilidade ao vírus é alta. No entanto, a primeira infeção protege a pessoa para o resto da vida.


Gripe: a importância da prevenção

Com as temperaturas mais amenas, vale reforçar os cuidados para evitar o risco de adquirir ou transmitir o vírus


Potenciais evocados – Vantagens e benefícios

Trata-se de uma técnica muito útil no diagnóstico de perturbações da condução no sistema nervoso central e/ou periférico, quando a história clínica e o exame neurológico suscitam dúvidas.

 

É um exame muito sensível que permite demonstrar alterações precoces da condução nervosa e qual a sua localização.

 

Por outro lado, este exame permite monitorizar a evolução das alterações neurológicas e a sua resposta ao tratamento.


Nistagmo – O que é

O nistagmo é uma perturbação dos movimentos oculares da qual resultam uma sucessão de movimentos rítmicos, involuntários e conjugados, dos globos oculares, constituída pela alternância da fase lenta e da fase rápida. Define-se convencionalmente pelo sentido da fase rápida e pela sua direção: horizontal, vertical, rotatório, multidirecional (misto).


Publicidade
Publicidade