Quais são os tipos sanguíneos? Qual compatibilidade sanguínea, os tipos mais raros e os mais comuns?

Publicidade

Os tipos sanguíneos são A, B, AB ou O, chamado sistema ABO. As letras representam as proteínas encontradas na parede das suas hemácias, as principais células do sangue.


Dúvidas relacionadas


Queratose pilar tem cura? Qual o tratamento?

Queratose pilar não tem cura definitiva. O tratamento raramente é necessário e pode haver melhora espontânea. Quando necessário, podem ser usados hidratantes e medicamentos queratolíticos, que amenizam os depósitos de queratina da pele e fazem as bolinhas desaparecer temporariamente.


Oxitocina – O que é

A oxitocina é uma hormona segregada em tecidos cerebrais e sintetizada pelo hipotálamo.

Esta pequena mas crucial região do cérebro onde é sintetizada, o hipotálamo, controla reacções biológicas como a fome, a sede e a temperatura do corpo, bem como as reacções viscerais de luta ou fuga associadas a emoções básicas como o medo e a ira.


Anorexia nervosa – O que é

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma distorção da imagem corporal, com um medo extremo da obesidade e a incapacidade em manter um peso mínimo normal dentro dos 15% do peso corporal ideal.

Os pacientes com esta patologia têm a percepção de que estão gordos, quando na realidade se encontram extremamente magros.

Para ficarem magros recorrem a dietas restritivas que resultam em perdas de peso abaixo de 85% do que seria esperado, ou a valores de índice de massa corporal (IMC) abaixo de 17,5 kg/m2 com impacto a nível físico, podendo haver queixas de obstipação, dor abdominal, amenorreia, fraqueza e intolerância ao frio.

A nível psicológico é frequente a manifestação de sintomas como tristeza, baixa autoestima, autocrítica, isolamento social, irritabilidade, ansiedade e insónia. A nível comportamental é bastante comum que haja situações de ocultação de alimentos, simulação de refeições e uma recusa ou preocupação excessiva em alimentar-se em público. Normalmente, estes pacientes negam a sua condição, colocando em causa o acesso ao tratamento.

Em cerca de 95% dos casos a anorexia nervosa, atinge o género feminino. Geralmente, começa na adolescência, por vezes antes, e mais raramente na idade adulta. Afeta sobretudo pessoas de classe socioeconómica média e alta. Na sociedade ocidental o número de indivíduos com esta perturbação tem vindo a aumentar.

Em Portugal, estima-se uma prevalência de anorexia nervosa na ordem dos 0,3% a 0,4%, ocorrendo 90% no género feminino. Embora esta prevalência não seja muito elevada, ocorrem formas parciais da doença em cerca de 12,6% das adolescentes, cerca de 7% apresentam uma perturbação da imagem corporal e 38% com peso normal referem desejo de emagrecer. Estes números, todos referentes a Portugal, merecem uma atenção especial. A doença pode ser ligeira e transitória ou grave e duradoura, sendo fatal em 10% a 20% dos casos. A anorexia nervosa é a doença do comportamento alimentar com maior nível de mortalidade, sendo por esse motivo determinante o acesso precoce a um tratamento especializado.


Marmita ou restaurante?

Você conhece as vantagens de preparar a sua própria refeição? Veja as dicas para ajudar a montar a sua marmita e a fazer as melhores escolhas quando for comer fora de casa


Publicidade
Publicidade