Que cuidados deve ter uma pessoa que fez uma colostomia?

Publicidade

Os principais cuidados são a higienização frequente e adequada da bolsa e do orifício da colostomia e da pele ao redor, evitar carregar pesos excessivos ou utilizar roupas que pressionem demais a barriga e a colostomia, evitar alimentos e bebidas que gerem muitos gases, mastigar bem os alimentos a fim de facilitar a digestão, não usar substância agressivas à pele como álcool, mercúrio e outros produtos, não esfregar nem usar esponjas ásperas na região.


Dúvidas relacionadas


Meu marido fez uma cirurgia de fissura anal há 40 dias…

Ele precisa ir ao médico, provavelmente precisa fazer uma colonoscopia para saber a causa do sangramento. O estado geral debilitado tem origem no mesmo problema que está causando o sangramento.


Rotura do tendão da rótula – O que é

O tendão da rótula exerce a sua função em conjunto com os muscular da face anterior da coxa, o quadricípede, de modo a fortalecer a perna.

 

Embora qualquer pessoa possa lesar este tendão, as roturas são mais comuns na meia-idade ou em atletas envolvidos em desportos de corrida ou de salto. 

 

As roturas deste tendão podem ser parciais ou completas. Quando ocorre uma rotura completa, a incapacidade é muito significativa e requer cirurgia reparadora. Nessas roturas completas, é impossível realizar a extensão do joelho.

 

Muitas vezes, este tendão rompe no seu local de inserção da rótula e, ao romper, pode fraturar um pequeno fragmento ósseo.


Infertilidade – Doenças e Tratamentos

A infertilidade é o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos órgãos reprodutores, dos gametas ou do concepto. Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de um ano de vida sexual contínua sem métodos contraceptivos.


Quisto sacrococcígeo – O que é

Corresponde a um processo inflamatório crónico que ocorre na região sacrococcígea, estando geralmente associado à presença de pelos.

Corresponde a uma bolsa anómala de pele preenchida com restos celulares, glândulas sebáceas e sudoríparas, e pelos. Essas pregas de pele formam-se durante o desenvolvimento embrionário e são normalmente eliminadas. Algumas podem permanecer ocultas e são denominadas fendas embrionárias. Quando são suficientemente grandes para inflamarem ou serem notadas a olho nu, recebem o nome de quisto dermoide.

O facto de este quisto conter no seu interior glândulas sudoríparas explica o facto de a lesão piorar com o calor, o que estimula a produção de suor que se acumula na prega de pele, causando inflamação e/ou infeção. De um modo geral, este quisto forma-se na sequência da erupção de um folículo piloso que fica “encravado” sob a pele. Quando infecta, forma-se um abcesso extremamente doloroso.

Tem uma incidência maior nos homens do que mulheres na razão de três para um, principalmente no início da terceira década de vida, e têm tendência a surgir mais do que uma vez. É mais comum em pessoas que passam muito tempo sentadas, como os condutores de veículos pesados.


Publicidade
Publicidade

Fisionova Fisioterapia Ltda – Cuiaba – MT