Quem tem epilepsia pode doar sangue?

Publicidade

Quem tem epilepsia pode doar sangue, desde que o tratamento tenho sido suspenso há 3 anos e durante este período não tenha havido nenhum relato de crise convulsiva. Se a pessoa que tem epilepsia estiver tomando medicamento anticonvulsivo, a doação de sangue não é permitida.


Dúvidas relacionadas


Onirismo – Doenças e Tratamentos

Estado de espírito em que este, em vigília, se absorve em sonhos, fantasias ou ideias quiméricas. Refere-se a um estado delirante, caracterizado por alucinações visuais, da sensibilidade geral e do foro muscular. A sensação de cair é um exemplo vulgar.


O que é incontinência urinária?

Incontinência urinária é a perda involuntária de urina. A incontinência urinária pode ocorrer em homens e mulheres, trazendo prejuízos psicológicos e sociais que afetam significativamente a qualidade de vida.


Endoscopia – O que é

A endoscopia é o exame das estruturas internas utilizando um tubo de observação de fibra óptica (endoscópio).

Quando se introduz um endoscópio através da boca, este permite examinar o esófago (esofagoscopia), o estômago (gastroscopia) e o intestino delgado (endoscopia gastrointestinal alta). Quando se passa através do ânus, ele permite examinar o recto e a porção inferior do intestino grosso (sigmoidoscopia) ou a totalidade do intestino grosso (colonoscopia).


Gastroenterite – Sintomas

As queixas habituais são diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vómitos, mas também pode ocorrer febre e dores de cabeça.

Geralmente duram apenas alguns dias, mas podem prolongar-se até uma semana.

Quando a diarreia ou os vómitos são graves e persistentes, pode ocorrer desidratação, que se manifesta por olhos encovados, boca seca, sensação de língua grossa e redução do volume de urina, que adquire uma coloração escura.

É importante reforçar que a gastroenterite pode ser extremamente infecciosa. Os indivíduos infetados devem lavar as mãos após ir à casa de banho e antes de preparar comida para outras pessoas.

O ideal seria o doente permanecer em casa até que se verifique uma ausência dos sintomas (diarreia e/ou vómitos) durante pelo menos 48 horas.


Publicidade
Publicidade