Quetiapina (hemifumarato de quetiapina): para que serve, como usar e quais as suas contraindicações?

Publicidade

O hemifumarato de quetiapina é um antipsicótico indicado para o tratamento de alguns transtornos mentais como esquizofrenia e episódios de mania e de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar.


Dúvidas relacionadas


Jet-lag – O que é

O jet-lag acontece quando viajamos entre fusos horários diferentes e caracterizado pela sensação de desorientação.

O jet-lag é mais acentuado quanto maior for a diferença horária entre a zona de partida e a região de chegada.


Flatulência – O que é

A flatulência corresponde a uma sensação de presença de gases no tubo digestivo.

O ar é um gás que pode ser engolido juntamente com os alimentos. Deglutir pequenas quantidades é normal, mas algumas pessoas fazem-no em grande volume, de forma inconsciente, sobretudo em estados de ansiedade. Esta situação provoca uma sensação de saciedade, gerando eructações excessivas ou expulsando o ar pelo ânus.

A maior parte do ar engolido é posteriormente expelido (apenas uma pequena parte passa do estômago para o resto do tubo digestivo). O corpo elimina os gases através da eructação, absorve-os através das paredes do trato gastrointestinal para o sangue (sendo eliminados através dos pulmões) ou expulsa-os pelo ânus.


Cancro Neuroendócrino – O que é

O cancro neuroendócrino tem origem nas células neuroendócrinas. Dada a localização dispersa destas células nos epitélios, o cancro neuroendócrino pode aparecer em inúmeros locais do corpo.

O mais frequente é o cancro neuroendócrino do tubo digestivo ou do pâncreas, mas estas células podem também dar origem a cancros neuroendócrinos nos sistemas respiratório e genitourinário, embora menos frequentes.

Os cancros neuroendócrinos são raros e crescem devagar. A maioria tem origem no apêndice, intestino delgado ou recto. Por vezes, forma-se mais que um tumor.


Lábio leporino – Doenças e Tratamentos

Cientificamente chamado de fissura labiopalatatina, trata-se de uma malformação congénita que se caracteriza por uma fenda resultante da não fusão dos tecidos e músculos da região oral, uma situação que pode restringir-se ao lábio superior ou estender-se à região do céu-da-boca.


Publicidade
Publicidade

Gleice Rodrigues Alves – Araruama – RJ



Jacqueline De Souza Almeida – Itabira – MG