Quisto sacrococcígeo – O que é

Publicidade

Corresponde a um processo inflamatório crónico que ocorre na região sacrococcígea, estando geralmente associado à presença de pelos.

Corresponde a uma bolsa anómala de pele preenchida com restos celulares, glândulas sebáceas e sudoríparas, e pelos. Essas pregas de pele formam-se durante o desenvolvimento embrionário e são normalmente eliminadas. Algumas podem permanecer ocultas e são denominadas fendas embrionárias. Quando são suficientemente grandes para inflamarem ou serem notadas a olho nu, recebem o nome de quisto dermoide.

O facto de este quisto conter no seu interior glândulas sudoríparas explica o facto de a lesão piorar com o calor, o que estimula a produção de suor que se acumula na prega de pele, causando inflamação e/ou infeção. De um modo geral, este quisto forma-se na sequência da erupção de um folículo piloso que fica “encravado” sob a pele. Quando infecta, forma-se um abcesso extremamente doloroso.

Tem uma incidência maior nos homens do que mulheres na razão de três para um, principalmente no início da terceira década de vida, e têm tendência a surgir mais do que uma vez. É mais comum em pessoas que passam muito tempo sentadas, como os condutores de veículos pesados.


Dúvidas relacionadas


Jogo patológico – Doenças e Tratamentos

Transtorno psiquiátrico que, em termos genéricos, se caracteriza pela incapacidade do indivíduo controlar o hábito de jogar, apesar de todos os problemas – financeiros, familiares ou profissionais – que essa atividade possa implicar.


Insónia – Sintomas

Manifesta-se normalmente:

Pela presença de um padrão do sono alterado, caracterizado pela dificuldade em adormecer, pela sua duração insuficiente, acordando demasiado cedo, por despertares frequentes ou prolongados e por variabilidade do padrão de noite para noite; 
Pela qualidade do sono, caracterizada por ansiedade ou agitação antes ou durante, sensação de cansaço ao acordar e experiências de sono desagradáveis, nomeadamente com pesadelos; 
Pelas sequelas diurnas, caracterizadas por sonolência, fadiga, dificuldade de concentração, falta de energia, ansiedade, depressão ou irritabilidade, problemas de aprendizagem e de memória que afetam o rendimento no trabalho e na escola. Por outro lado, pode ser a causa de acidentes graves, quando a sonolência ocorre durante a condução automóvel ou de outros veículos.

A insónia transitória (duração de uma a várias noites) é uma situação comum e sem consequências graves. A persistente ou crónica (duração de meses/anos) pode corresponder a uma situação de doença que deve ser avaliada pelo médico.


Yersinose – Doenças e Tratamentos

Doença infecciosa humana – yersiniose enterocolitica – adquirida no decorrer da ingestão de água não tratada, carne de porco contaminada, crua ou mal cozida, ingestão de leite não pasteurizado.


Quais são os sintomas da sinusite crônica?

Os sintomas da sinusite crônica podem incluir dor facial, sensação de peso na face, dor de cabeça, congestão nasal com secreção, diminuição do olfato, tosse (geralmente piora à noite), espirros, inchaço e dor ao redor dos olhos, ouvido entupido e mau hálito. São os mesmos sintomas da sinusite aguda, porém mais leves e persistentes.


Publicidade
Publicidade