Radiculopatia Cervical – O que é

Publicidade

As raízes dos nervos cervicais de C1 a C8, saem da coluna acima da vértebra com o mesmo número com excepção de C8 que sai da coluna cervical abaixo da vértebra C7. Os nervos depois dividem-se para inervar todos os músculos do ombro, braço, antebraço e mão dando-lhes função motora e sensibilidade.

Quando algum destes nervos é sujeito a um processo irritativo através de compressão ou inflamação, os sintomas de formigueiros, dor e diminuição da sensibilidade e diminuição da força muscular no trajeto e no território da inervação dessa raiz surgem com maior ou menor intensidade

A sintomatologia da radiculopatia cervical pode surgir de uma forma intermitente no início, com altos e baixos, mas também pode surgir de forma mais ou menos súbita. A dor pode ser sentida num local só (dor no ombro ou no cotovelo) ou segundo um trajeto irradiado distalmente até a mão e dedos. Estes sintomas podem afetar a força de preensão, bem como podem alterar o tipo de caligrafia. Durante estas fases de dor mais intensa, a mobilidade da coluna cervical está muito diminuída pelo risco de agravamento da dor local ou irradiada.

Alguns doentes sentem melhoria da dor na posição de deitado com o braço elevado e a mão atrás da cabeça, porque de uma forma indireta diminui a tensão na raiz inflamada


Dúvidas relacionadas


Febre – Doenças e Tratamentos

Febre é a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo.


Endometrioma tem cura? Qual o tratamento?

Sim, endometrioma tem cura e o tratamento pode ser feito com medicamentos ou cirurgia, dependendo do tamanho do cisto, dos sintomas apresentados e da gravidade da doença.


Vulvite – Sintomas

Os seus principais sintomas são um prurido intenso, com sensação de queimadura da região vulvar, ocorrência de secreção, lesões na pele com vermelhidão, inchaço, formação de bolhas ou descamação. Estas queixas podem corresponder a outras doenças dos órgãos genitais, pelo que é fundamental uma avaliação médica completa.


Quais os sintomas da cirrose?

Os sintomas da cirrose podem ser muito variados. Há pacientes que não apresentam sintomas, especialmente nos estágios iniciais da doença, assim como pacientes que necessitam de transplante hepático, pois o fígado perdeu grande parte de sua função.


Publicidade
Publicidade

Endoskopica Clinica De Endoscopia S S Ltda – Blumenau – SC



Conceicao Tavares – Recife – PE