RDW baixo no hemograma, o que pode ser?

Publicidade

RDW baixo no hemograma é um sinal de que os glóbulos vermelhos do sangue apresentam pouca variação de tamanho entre eles, o que pode descartar a presença de anemia, já que nesses casos os valores de RDW costumam estar altos.

Os glóbulos vermelhos (eritrócitos) são o principal componente do sangue e sua função principal é transportar oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo, como músculos e órgãos. Eles também ajudam a regular o volume e a pressão sanguínea.

Um RDW baixo em uma contagem de sangue mede quanta variação existe no tamanho entre as células em uma amostra. Quanto menor o número, mais uniformes todas as células são. Quando o RDW é alto, pode sugerir anemia ou infecção.

Os glóbulos vermelhos são o tipo de glóbulo mais comum em mamíferos. Eles assumem a forma de discos bicôncavos, com membranas flexíveis que lhes permitem viver em condições fora do corpo, como baixos níveis de oxigênio.

O tamanho e a aparência dos glóbulos vermelhos são usados para diagnosticar muitos tipos de anemia. O RDW baixo no hemograma é um sinal de que os glóbulos vermelhos apresentam pouca variação de tamanho entre eles. Quando a largura de distribuição dos glóbulos vermelhos (RDW) em uma análise de sangue completa ou CBC é alta, pode ser um sinal de que você tem uma condição chamada policitemia vera, onde seu corpo produz muitos glóbulos vermelhos.

O RDW em um teste de hemograma é uma medida de quanta variação existe entre os tamanhos dos glóbulos vermelhos em uma determinada amostra. É usado como uma medida indireta da concentração de hemoglobina.


Dúvidas relacionadas


Múltiplos folículos no ovários esquerdo o que é?

O uso do Contracep continuado por dois anos pode levar a mulher a não ter menstruação como o que está acontecendo com você; e o exame de Ecografia ou Ultrassonografia transvaginal revelou que você tem muitos cistos no ovário esquerdo. Só com esses dados não dá para fazer um diagnóstico. Qual o motivo de fazer o exame? Havia suspeita de alguma coisa? (gravidez, ovário policístico ou …). Essa suspeita foi afastada ou comprovada?


Difteria – Doenças e Tratamentos

Pouco frequente nos países desenvolvidos, trata-se de uma infecção contagiosa causada pela bactéria Corynebacterium difteria que é transmitida através da tosse e por objetos ou alimentos que estejam contaminados.


Ardência no estômago pode ser gravidez?

Sim, ardência no estômago pode ser gravidez. As alterações hormonais bruscas que ocorrem no início da gestação podem causar azia e sensação de queimação ou ardência no estômago.


5 formas fáceis de tirar o catarro na garganta

Para acabar definitivamente com o catarro na garganta, é fundamental identificar e tratar a causa do problema.


Publicidade
Publicidade

Dr Guacira Alves Moreira Calatrone – Pedro Canario – ES



Nova Lima Consultorio De Psicologia Roberta Davila Silva – Nova Lima – RJ