Recalcamento – O que é

Publicidade

Mecanismo psíquico que mantém ou repele para o inconsciente as pulsões, emoções, ideias, afectos e recordações do indivíduo que não pode admitir no seu ego.

Os conteúdos recalcados, apesar de inconscientes, continuam actuantes e tendem a reaparecer de forma disfarçada (sonhos, actos falhados, lapsos…). Por exemplo, um adolescente diz: “preciso de dinheiro”, enquanto queria dizer que precisa das chaves, no entanto o que ele realmente pretendia seria dinheiro e a sua frase não foi intencional.


Dúvidas relacionadas


O que fazer no caso de colesterol alto?

No caso de colesterol alto, o que se recomenda é iniciar uma dieta adequada, de preferência orientada por um profissional nutricionista, associado a atividade física regularmente. Assim conseguirá reduzir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL e ao mesmo tempo, aumentar os níveis de colesterol “bom” o HDL, mantendo um bom funcionamento do organismo.


Endocardite: Quais são os sintomas e possíveis complicações?

Um dos sinais mais característicos da endocardite é a presença de manchas nodulares e dolorosas nas mãos e nos pés, sobretudo na ponta dos dedos, que podem estar um pouco inchados. Também podem surgir manchas ou pontinhos vermelhos na pele, parte branca do olho e mucosas, além de vasculite.


Quais as causas e sintomas do pólipo uterino?

A causa do pólipo uterino, ou endometrial, é hormonal. Nas mulheres em idade fértil, há duas hipóteses para o seu desenvolvimento: seria o resultado da ação do estrógeno, que induziria algumas células do endométrio a proliferar mais, ou consequência do decréscimo nos receptores de estrógeno e progesterona no endométrio.


Insuficiência cardíaca – O que é

Corresponde a uma situação clínica na qual o coração perde a sua capacidade de bombear o sangue de modo a satisfazer as necessidades de oxigénio e de nutrientes do organismo. Pode resultar de diversas doenças ou ser um processo degenerativo associado à idade.

Trata-se de um problema comum e estima-se que, em Portugal, afete cerca de 4,4% da população adulta. Para idades superiores a 80 anos, essa incidência é de cerca de 16%. É uma doença intimamente associada a outras altamente prevalentes como a diabetes e a obesidade e, por isso, a sua abordagem deve ocorrer num contexto de tratamento global do paciente.


Publicidade
Publicidade

Etca Espaco Terapeutico Da Crianca Adolescente E Adulto – Brasilia – DF



Consultorio Fernando Poli – Itupeva – SP



Maria Iranilda Da Silva Lima – Fortaleza – CE