Ressonância Magnética – Metodologia
Durante todo o exame, pode comunicar com os profissionais de saúde, através de intercomunicadores. Os profissionais de saúde estarão atentos durante a realização do exame, podendo observá-lo através de uma janela.
Durante a aquisição de imagens, a máquina emite um ruído, semelhante ao ruído de martelar. Sempre que a máquina estiver a adquirir imagens, emite esse ruído. É muito importante que se mantenha imóvel, pois os movimentos do corpo prejudicam o exame.
Pode ser necessário injetar uma pequena quantidade de produto de contraste. Neste caso, pode sentir uma ligeira sensação de calor no braço.
Um exame demora, em média, cerca de 30 minutos e não causa dor, podendo apenas haver algum desconforto resultante da posição. É fundamental que se mantenha sossegado, imóvel, sem movimentos que possam prejudicar a realização do exame.
Dúvidas relacionadas
Incontinência urinária – Sintomas
No caso do homem, a incontinência urinária mais comum manifesta-se por gotejamento contínuo. A causa mais frequente é o aumento do tamanho da próstata que impede a passagem de urina, durante a micção. Como consequência, a bexiga nunca se esvazia completamente. Numa fase pós cirurgia à próstata, a bexiga pode ficar debilitada, contudo, normalmente volta a recuperar passados alguns meses. A obesidade também pode provocar perdas involuntárias de urina, dado que aumenta a pressão nos músculos pélvicos e abdominais.
No caso das crianças, não existe uma consonância sobre a definição, prevalência e severidade da incontinência urinária. Quando o desenvolvimento do sistema nervoso é normal, as crianças deixam de ser incontinentes por volta dos três anos. molhar a cama não tem de significar um problema de saúde. Estima-se que aproximadamente 5% das crianças de cinco anos urinam na cama, sendo mais frequente em rapazes. As suas causas são as infeções urinárias de repetição ou malformações do trato urogenital. Excetuando casos como a incontinência urinária de etiologia neurológica, que requer uma abordagem específica, muitas das suas manifestações revertem espontaneamente.
Lesões dos Meniscos – Sintomas
No momento da rotura do menisco, pode sentir-se um ruído.
A maioria as pessoas consegue andar mesmo com a rotura e muitos atletas continuam a praticar desporto.
Ao fim de 2 a 3 dias, o joelho ficam menos móvel e inchado.
Os sintomas mais comuns são a dor, a rigidez, o inchaço, uma sensação de perda de controlo do joelho e uma redução da amplitude dos movimentos tanto de extensão como de flexão.
Sem tratamento, um fragmento do menisco pode soltar-se e bloquear a articulação do joelho.