Reumatismo – O que é
As estimativas disponíveis indicam que, a cada momento, cerca de 2,7 milhões de portugueses sofre de algum tipo de queixas reumáticas, o que equivale a 25,7% da população. E 10% tem a doença num estado grave e incapacitante. As mulheres tendem a ser mais afetadas, correspondendo a cerca de 60% do total dos casos.
Emboras atinjam mais os idosos, as crianças também as podem ter. Por exemplo, a artrite reumatoide, o Lúpus eritematoso sistémico ou a espondilite anquilosante, atingem os jovens em idade produtiva.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, a noção de sofrer de reumatismo” está incorreta porque todas as doenças reumáticas têm um diagnóstico e tratamento específicos.
Pode-se, no entanto, encontrar alguns elementos comuns a estas várias patologia: são dolorosas, por vezes durante toda a vida, limitam a capacidade funcional e são invisíveis, na medida em que a dor, se não existir uma deformação articular visível, não é geralmente compreendida pelas pessoas nem mesmo pelos familiares do doente.
Dúvidas relacionadas
Celulite – Sintomas
Tende a ser mais evidente nas nádegas e coxas e, de um modo geral, ocorre depois da puberdade, mas pode também ser visível no peito, abdómen inferior e nos braços.
Cartilha Consumo Consciente
Que doenças o hemograma pode detectar?
Chalázio – O que é
O chalázio surge nos adultos e também nas crianças como um pequeno nódulo numa pálpebra. Pode começar como uma pequena zona vermelha, inchada e dolorosa na pálpebra e após alguns dias a dor tende a desaparecer mantendo-se o inchaço.