Rubéola – Doenças e Tratamentos
A rubéola é um dos cinco exantemas clássicos da infância (outros são a varicela, sarampo, eritema infeccioso e o exantema súbito). Era uma doença frequente e habitualmente benigna, mas, atualmente em Portugal, devido à vacinação é rara.
Dúvidas relacionadas
Hematoma – O que é
Acumulação de sangue num tecido, que surge na sequência de um traumatismo em que há rotura de pequenos vasos sanguíneos.
O hematoma pode ser subcutâneo, intramuscular ou no periósteo (membrana que cobre o osso), sendo este último o mais grave e doloroso.
Tomate – O que é
Considerado muitas vezes como um legume, o tomate é na verdade um fruto que nasce do tomateiro.
De formato normalmente arredondado, é um alimento rico em Licopeno, antioxidante que ajuda a prevenir o cancro e que lhe dá a cor avermelhada. Ajuda a prevenir o cancro pois após a absorção pelo organismo permite reparar danos causados às células pelos radicais livres.
Hepatite A – Doenças e Tratamentos
Trata-se de uma infecção provocada pelo vírus da hepatite A (VHA) que é absorvido no aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando neste órgão a inflamação denominada hepatite A.
Sonolência excessiva – Sintomas
Os doentes referem dificuldade em acordar após um sono prolongado e podem sentir-se desorientados. Existe uma necessidade compulsiva de dormir, e os doentes adormecem involuntariamente no trabalho, durante uma refeição ou conversa. Pode ocorrer ansiedade, irritabilidade, falta de energia, dificuldade de concentração e na expressão verbal, perda de apetite, alucinações e problemas de memória. Tendem ainda a perder a capacidade de funcionar em família, em ambientes sociais e no local de trabalho.