Sarampo – Sintomas

Publicidade

O tempo de incubação é de oito a 13 dias. Assim, é possível ser-se portador do vírus sem o saber. O contágio ocorre aproximadamente seis dias antes e quatro dias depois do aparecimento das primeiras placas avermelhadas na pele.

Os sintomas iniciais são:

Febre
Congestão nasal
Irritação na garganta
Tosse seca
Vermelhidão dos olhos

Após dois a quatro dias surgem minúsculas manchas brancas (manchas de Koplik) na boca, nem sempre detetáveis. Ao fim de três a cinco dias, o sarampo causa uma erupção na pele associada a comichão ligeira, sobretudo nas orelhas e no pescoço, com um aspeto de superfícies irregulares, planas e vermelhas que rapidamente vão crescendo. Após um ou dois dias, essa erupção espalha-se para o tronco, braços e pernas, e começa a desaparecer do rosto. No pico da doença, o paciente sente-se muito prostrado, a erupção é extensa e a febre pode ultrapassar os 40ºC. Ao fim de três ou cinco dias, a temperatura diminui, os sintomas aliviam e as manchas restantes desaparecem rapidamente.


Dúvidas relacionadas


Menos açúcar para uma alimentação mais saudável

Brasil será um dos primeiros do mundo a fazer acordo com a indústria para a redução do açúcar em alimentos industrializados


Febre amarela – O que é

É uma doença hemorrágica viral de elevada mortalidade, transmitida, tal como o dengue, pela picada de mosquitos Aedes infetados.

A designação febre amarela resulta da coloração que a pele e os olhos adquirem nas situações mais graves, devido à icterícia.

Estima-se que esta doença atinja atualmente cerca de 200 mil pessoas e 30 mil mortes anuais, das quais cerca de 90% ocorrem em África. As áreas de risco são as regiões tropicais deste continente e a América do Sul. Frequentemente ocorrem epidemias que podem infetar mais de 20% da população não vacinada.
Têm sido registados alguns casos de febre amarela em países da América do Norte e da Europa. São, de um modo geral, em pequeno número e resultam da importação dos territórios onde ela é mais prevalente.


Sinto palpitação no coração, posso estar com algo grave?

Palpitações sempre nos levam a pensar em algum problema cardíaco, porém em um adulto jovem e sem fatores de risco para doenças do coração, a ansiedade, o estresse e problemas emocionais de uma forma geral são as causas mais comuns para as palpitações.


Um tumor saiu do lado da vagina, o que deve ser?

O mais provável é que seja um processo inflamatório, na glândula de Bartholin, chamada Bartolinite. Porém, para confirmar ou avaliar outras possíveis causas, precisa ser avaliada por um médico clínico geral, médico de família ou ginecologista.


Publicidade
Publicidade

Argenzia Mestria Bonfa – Araraquara – RJ



Fernanda Botta Ribeiro – Uberaba – MG