Soja – O que é

Publicidade

A soja é uma leguminosa, sendo mesmo chamada de super-leguminosa, pois contrariamente às outras leguminosas apresenta características muito diferentes.

O seu elevado valor proteico e a presença de todos os aminoácidos essenciais é o que mais a distingue das leguminosas convencionais como o feijão, o grão ou as ervilhas. Este valor proteico é comparável ao da carne, é rica em fósforo e contém grande quantidade de Vitamina A, B, C e D.


Dúvidas relacionadas


Bolhas – O que é

As bolhas são semelhantes às vesículas, mas maiores, no mínimo com 5 mm de diâmetro, embora por vezes possam ser muito mais extensas.

Ainda que sejam, na maioria dos casos, provocadas por repetidos traumatismos num determinado sector da pele, também podem ser originadas por queimaduras ou como consequência de determinadas doenças, como por exemplo o pênfigo.


Quinoa – Alimentação

Ou quinua, como é também chamada, é um grão super poderoso dono de nutrientes incríveis para o nosso bem-estar. Dentre eles as proteínas, fibras alimentares e gorduras boas.


Cegueira – Sintomas

Manifesta-se pela incapacidade em ver. Dependendo do grau pode ocorrer total ausência de visão ou perceção de luzes, movimentos ou vultos. A forma como é vivida depende do momento da sua instalação e da existência ou não de experiências visuais anteriores.


Fibrose hepática – Sintomas

Em si mesma, não provoca sintomas. As suas manifestações resultam da disfunção do fígado, da progressão para cirrose e de todas as complicações associadas, como as varizes que podem sangrar, a ascite (acumulação de líquido na cavidade abdominal), encefalopatia e insuficiência renal.

Nas fases mais avançadas pode surgir insuficiência hepática que, nos casos mais graves, pode ser fatal.

Nas etapas iniciais, a fibrose é insidiosa. A progressão para cirrose ocorre ao longo de um intervalo de 15 a 20 anos. A perda de função do fígado pode manifestar-se pela presença de pele e mucosas amareladas (icterícia), dor abdominal, prurido intenso, urina escura, fezes descoradas, cansaço crónico, náuseas ou perda de apetite.


Publicidade
Publicidade