Sudação – O que é

Publicidade

A sudação é um processo normal que facilita a perda de calor do corpo, mas também pode ser induzida por outros factores como por exemplo o stress.

O suor é segregado pelas glândulas sudoríparas e transportado para a superfície da pele por meio de canais. A sudação ajuda a manter o corpo frio. Por isso, as pessoas suam mais quando faz calor. Também o fazem quando estão nervosas ou com stress. O suor é composto principalmente por água, mas também contém sal (cloreto de sódio) e outras substâncias químicas. Quando uma pessoa sua muito, a água e o sal perdidos devem ser restabelecidos.


Dúvidas relacionadas


Impetigo – Doenças e Tratamentos

Infecção bacteriana altamente contagiosa, localizada na superfície da pele – mais frequentemente na face e mãos, embora possa surgir em qualquer parte do corpo – na qual existem pústulas cobertas de crostas espessas de cor amarela.


Cancro do Esófago – O que é

O cancro do esófago é um dos tipos de cancro do sistema digestivo.

As células epiteliais do esófago são as responsáveis pela constituição do tecido da mucosa do esófago. No seu estado normal, estas células crescem e dividem-se em novas células, que são formadas à medida que vão sendo necessárias, este processo chama-se regeneração celular.

 

Quando as células perdem o mecanismo de controlo e sofrem alterações no seu genoma (DNA), tornam-se células de cancro, que não morrem quando envelhecem ou se danificam, e produzem novas células que não são necessárias de forma descontrolada, resultando na formação de um cancro.

 

Ao contrário das células normais, as células de cancro do esófago não respeitam as fronteiras do órgão, invadindo os tecidos circundantes e podem espalhar-se para outras partes do organismo. A este processo dá-se o nome de metastização.


Quais são os sintomas da sinusite?

Os principais sintomas da sinusite são dor e sensação de peso ou pressão no rosto.


Radioimunoterapia – O que é

Utilização de anticorpos portadores de um elemento radioactivo no tratamento por via intravenosa de certos cancros, nomeadamente os linfomas (gânglios linfáticos, amígdalas, baço).

O anticorpo fixa-se na célula cancerosa e liberta o elemento radioactivo terapêutico. O controlo faz-se por imunocintigrafia.


Publicidade
Publicidade

Clinica Mais Sorriso – Campinacu – GO



Marcia Scala Vianna – Valinhos – RJ