Terçol é contagioso?

Publicidade

Terçol não é contagioso, ao contrário da conjuntivite viral e bacteriana. O terçol é uma inflamação das glândulas sebáceas da pálpebra, normalmente causada por bactérias, que provoca sintomas como dor, vermelhidão e inchaço no local.


Dúvidas relacionadas


Buraco macular – Sintomas

Numa fase inicial os sintomas são de visão ligeiramente distorcida ou turva.


Espasmos do esófago – O que é

Quando os alimentos são ingeridos, deslocam-se da boca para a faringe. O esfíncter esofágico superior abre-se permitindo que penetrem no esófago, onde uma série de contrações musculares, chamadas ondas peristálticas, impulsionam a comida para baixo. Os alimentos passam então através do esfíncter esofágico inferior e entram no estômago. Se essas contrações não forem harmoniosas e sequenciais, eles não progridem para o estômago e ocorre dor e dificuldade na deglutição.

Os espasmos correspondem a uma perturbação dos movimentos de propulsão (peristaltismo) do esófago, provocada por um mau funcionamento dos nervos. As contrações normais que movem os alimentos através do esófago são substituídas de forma periódica por contrações não propulsivas. Em 30% das pessoas com este problema, o esfíncter esofágico inferior abre-se e fecha-se anormalmente.

Estima-se que, nos Estados Unidos da América, os espasmos do esófago afetem uma em cada 100 mil pessoas por ano. Contudo, considerando que muitos destes casos passam despercebidos, por se associarem a uma sintomatologia leve ou por serem confundidos com outras perturbações, a incidência real pode ser mais elevada.

Embora esta doença raramente seja fatal, está relacionada com perda de peso e desnutrição resultantes da incapacidade de deglutir. Por outro lado, os espasmos do esófago podem ser incapacitantes, interferindo com as atividades quotidianas e causando transtornos de natureza psicológica.


Sauna – O que é

A sauna é uma exposição prolongada a um ambiente de calor seco.

O puro relaxamento proporcionado pela sauna permite aliviar o cansaço muscular, aliviar o stress, desde que sejam seguidas as regras de segurança e as medidas básicas de higiene.


Hálux valgo tem cura? Qual o tratamento?

A única forma de curar definitivamente o hálux valgo, popularmente conhecido como “joanete”, é através de cirurgia. Outras formas de tratamento, que incluem uso de espaçadores para melhorar o posicionamento dos dedos, protetores de calos e palmilhas, ajudam a aliviar a dor, mas não são capazes de corrigir a deformidade.


Publicidade
Publicidade

Tatiana Ramalho – Sete Lagoas – MG



Unimed Caruaru Servico Atencao Primeira – Caruaru – PE