Teste de urease positivo, o que significa?
O teste de urease é realizado durante a endoscopia digestiva alta, para verificar a presença da bactéria Helicobacter pylori, associada à gastrite, esofagite e duodenite, úlceras, câncer e linfoma do estômago. Quando positivo, o teste significa que a bactéria está presente. Se negativo, significa que a presença da bactéria não foi detectada.
Dúvidas relacionadas
Refluxo gastroesofágico – Sintomas
A azia é a sua manifestação mais frequente e corresponde a uma sensação de queimadura no meio do peito, que pode irradiar em direção ao pescoço e que surge, geralmente, menos de uma hora após as refeições e que se pode agravar na posição deitada ou inclinada para a frente. A regurgitação corresponde à sensação de que os alimentos voltam à boca, sem esforço de vómito.
Pode ainda ocorrer dificuldade em engolir e dor torácica, por trás do esterno, que se pode confundir com problemas de origem cardíaca. Outros sintomas possíveis são tosse, falta de ar, rouquidão, dor de ouvidos ou gengivite. Por vezes, pode haver anemia por carência de ferro ou, mais raramente, vómitos com sangue. Nalguns casos podem surgir complicações, como as úlceras, as estenoses e a transformação da mucosa esofágica em revestimento de tipo intestinal.
O que fazer em caso (ou suspeita) de ataque cardíaco?
A primeira coisa que se deve fazer em caso ou suspeita de ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio) é levar a pessoa até o pronto socorro mais próximo. Se não houver possibilidade de levar a pessoa por meios próprios, deve chamar imediatamente uma ambulância pelo número 192, e enquanto aguarda a chegada siga os seguintes passos:
Dúvidas sobre Anticoncepcional Injetável
Neste artigo, estão as dúvidas sobre mais frequentes sobre anticoncepcional injetável, ouvidas pelos médicos nos consultórios.
Tendinite da Coifa dos Rotadores – Sintomas
A tendinite da coifa está associada a dor, tipicamente noturna, na parte superior e anterior do ombro, podendo irradiar para o braço. Frequentemente os sintomas são agravados pela necessidade de efetuar movimentos com os braços acima da cabeça ou colocar os braços posteriormente em relação ao corpo (como ao colocar o cinto de segurança ou apertar o sutiã).