Tive relação e o preservativo se rompeu, tomei a pílula e tive um sangramento, pode ter sido um aborto?

Publicidade

Em relação ao seu sangramento: um aborto somente seria possível se já estivesse grávida de mais tempo, se engravidou esse mês e já abortou dificilmente teria um sangramento grande ou com dores fortes, o mais provável é um sangramento decorrente da pílula do dia seguinte ou sua menstruação mesmo.


Dúvidas relacionadas


O que é sarcopenia e quais os sintomas?

Sarcopenia é uma síndrome que ocorre em idosos, caracterizada pela perda progressiva e generalizada da massa e da força muscular. Essa síndrome é uma condição crônica associada ao processo fisiológico do envelhecimento. Com a redução da massa muscular, o músculo perde a habilidade de desempenhar suas funções habituais, causando debilidade física, baixa qualidade de vida e, nos casos mais graves, morte.


Cancro do útero – O que é

O cancro do útero é um dos tumores do sistema reprodutor feminino que se forma nos tecidos do útero.

 

O orgão 

O útero é um órgão oco do sistema ginecológico em forma de pêra onde cresce o feto. A parede do útero tem duas camadas de tecido: uma camada interna, ou de revestimento, chamada endométrio, e uma camada muscular externa, o miométrio. O endométrio é o tecido epitelial que recobre o interior do útero. Localiza-se na parte inferior do abdómen por trás da bexiga.


Fósforo – O que é

Encontra-se maioritariamente sob a forma de fosfato (PO4) e está presente em todas as células do organismo, apesar de 80-85% ser encontrado em conjunto com o cálcio.

O fósforo é um dos componentes estruturais dos ossos, encontrando-se sob a forma de sal de fosfato de cálcio denominado hidroxiapatite. Encontra-se também na estrutura dos fosfolípidos que são componentes das membranas celulares, na molécula de ATP (molécula energética) e na estrutura dos ácidos nucleicos (ADN e ARN). O fósforo é essencial igualmente na activação de muitas enzimas e hormonas e funciona como tampão na manutenção do pH do nosso organismo. Este mineral participa ainda no transporte de oxigénio, ligando-se à hemoglobina.


Infertilidade – Sintomas

Embora a Organização Mundial para a Saúde defina infertilidade como a “ausência de gravidez após dois anos de relações sexuais regulares e sem uso de contraceção”, entende-se estar perante um caso de infertilidade quando não se consegue obter uma gravidez após um ano de tentativas. Para as mulheres com idade superior a 35 anos, esse limite é de seis meses. Fala-se também em infertilidade no caso de mulheres que, embora consigam engravidar, não conseguem levar a gestação até ao fim.


Publicidade
Publicidade