Tosse convulsa – O que é

Publicidade

A tosse convulsa (também conhecida por tosse coqueluche ou pertússis) é uma doença respiratória (da traqueia e brônquios) muito contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis.

O contágio da doença é feito através de gotículas respiratórias que a pessoa infetada expele quando tosse ou espirra. Pode também ocorrer pelo contacto com objetos contaminados com secreções de um doente.

Em 2018, ocorreram mais de 151 mil casos desta doença infecciosa aguda a nível mundial.

A tosse convulsa é mais perigosa para bebés e é uma causa significativa de doença e de morte neste grupo etário.


Dúvidas relacionadas


Não sinto cheiro de nada, o que pode ser?

Não sentir cheiros pode ser causado por obstruções nasais provocadas por infecções ou irritações no nariz como sinusites, rinites ou alergias crônicas.


Queria saber se sentir ardência na vagina é normal?

Ardência na vagina não costuma ser grave, porém só um médico especialista após uma avaliação, poderá definir a causa e com isso a gravidade da situação.


O que é uma psicose e quais são os seus sinais e sintomas?

Psicose é um termo usado para identificar transtornos psiquiátricos em que a pessoa perde o contato com a realidade. O funcionamento mental de uma pessoa psicótica fica comprometido em vários níveis, provocando sinais e sintomas que incluem alucinações, delírios, confusão mental, perda de memória, comportamentos fora do comum, entre outros.


O que é bexiga hiperativa e quais os sintomas?

Bexiga hiperativa é um distúrbio caracterizado pela contração involuntária do músculo da bexiga durante o seu enchimento com urina. Seus sintomas mais característicos são o aumento do número de micções (a pessoa pode urinar mais de 8 vezes ao dia) e a urgência urinária (vontade súbita de urinar).


Publicidade
Publicidade