Transplante de menisco – Técnica Cirúrgica

Publicidade

A técnica do transplante de menisco é realizada por artroscopia, com recurso a câmara de imagem e instrumentos específicos. Além das 2 ou 3 pequenas incisões da artroscopia, podem ser necessárias outras incisões acessórias para a correta fixação do menisco. Utilizamos meniscos provenientes de um banco de tecidos humanos, por intermédio do Centro de Histocompatibilidade do Sul (autoridade nacional para transplantação), estando garantidas as condições de conservação com técnica de criopreservação e a realização de testes de rastreio de doenças potencialmente contagiosas.


Dúvidas relacionadas


Linfoma de Hodgkin é câncer?

Sim, linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que acomete o sistema linfático e ocorre sobretudo em adolescentes e adultos jovens. Existem 2 tipos de linfoma e ambos são malignos: Hodgkin e não-Hodgkin.


Esclerose múltipla – O que é

A esclerose múltipla é uma doença importante e ainda mal conhecida. De acordo com um estudo realizado no nosso país, dois terços dos portugueses não sabem o que é a esclerose múltipla. Estima-se que, em Portugal, atinja cerca de 60 indivíduos em cada 100 mil habitantes. À escala mundial os dados indicam que existam cerca de 2.500.000 pessoas com esclerose múltipla e em Portugal mais de cinco mil. 

Trata-se de uma doença neurológica crónica, mais comum no jovem adulto, e que surge habitualmente na terceira década de vida, com o dobro da frequência no género feminino. A maioria dos casos é diagnosticada entre os 20 e os 50 anos, mas pode afetar pessoas com idades entre os dois e os 75 anos. Embora não seja fatal, é muito incapacitante, influenciando de modo significativo todos os aspetos da vida dos pacientes.

A esclerose múltipla atinge o sistema nervoso central. As fibras nervosas das células do sistema nervoso estão revestidas por uma bainha chamada mielina que é essencial para que os estímulos sejam corretamente propagados. Nesta patologia a mielina é destruída, impedindo uma adequada comunicação entre o cérebro e o corpo. Por outro lado, o processo inflamatório que ocorre nesta doença lesiona as próprias células nervosas, causando perda permanente de diversas funções, dependendo das zonas afetadas.

A sua evolução é muito variável e impossível de prever. Em regra, existem quatro tipos:

A forma recidivante-remitente, em que ocorrem ataques que duram dias a semanas, seguidos de uma recuperação;
A forma secundariamente progressiva, na qual os défices se vão acumulando após cada crise;
A forma primariamente progressiva, que evolui desde o seu início;
A forma remitente-progressiva, em que a doença progride de modo evidente mas em que podem ocorrer períodos livres de sintomas.

A primeira é a mais frequente.


Distonia respiratória – O que é

A distonia respiratória ou disfunção das cordas vocais é uma doença com um mecanismo semelhante à disfonia espasmódica, mas em que as cordas vocais durante a respiração se aproximam fazendo um movimento inverso ao desejado (movimento paradoxal das cordas vocais), dificultando a entrada do ar: em vez de se abrirem quando se inspira e expira, fecham-se, dificultando a entrada e saída de ar na via área superior.


Puran T4 engorda?

Não. O puran T4 não engorda, e também não causa redução de peso em pessoas com os níveis hormonais normais. Inclusive pode causar complicações cardíacas graves se administradas para pessoas sem distúrbios na tireoide.


Publicidade
Publicidade

Kinesis Clinica De Fisioterapia – Montanha – ES



Salatiel Torres Do Nascimento – Pato Branco – PR