Tuberculose pleural é contagiosa? Como se transmite?

Publicidade

Não, tuberculose pleural não é contagiosa. Este é um tipo de tuberculose extrapulmonar, ou seja, que não afeta os pulmões, portanto não é transmitida de pessoa para pessoa através das secreções respiratórias.


Dúvidas relacionadas


Índice de Massa Corporal – Alimentação

O IMC é um medidor utilizado para descobrir o peso ideal de forma bem simples, basta ter o seu peso corporal dividido pela altura ao quadrado. O valor deve ficar entre 18,5 e 24,9 quilos por metro quadrado. Menos que o valor mínimo é considerado magreza e mais que 24,9 é o sobrepeso. Já calculou o seu IMC?


Pediatra aplicou benzetacil, deve continuar tomando amoxilina?

O tratamento de escolha indicado para Escarlatina é exatamente a Penicilina (Benzetacil®), ou a Amoxacilina®, ou, em casos de alergia a essa substância, a Eritromicina®, porém não é habitual o uso de dois deles ao mesmo tempo.


Foco em 2017

Aproveite para fazer uso do clima de energias renovadas e da motivação em alta para mudar a sua rotina


Reumatismo – Sintomas

A queixa mais comum é, sem dúvida, a dor. Ela tende a variar na sua intensidade, no seu ritmo, na sua localização em função do tipo de doença reumática, sendo essas características relevantes para o diagnóstico. Por exemplo, é importante distinguir a dor mecânica, que surge com o esforço sobre a articulação doente, da dor inflamatória, mais intensa ao acordar.

Outros sintomas frequentes são o calor e inchaço das articulações e a sensação de fraqueza ou rigidez ao executar atividades mínimas, como abotoar uma camisa ou escrever. Os doentes podem referir ainda fadiga acentuada, falta de energia, ou sensação de mal-estar.

Uma vez que podem afetar outros órgãos, as manifestações dependem dos locais atingidos. A doença reumática mais frequente é a osteoartrose, que atinge tanto a cartilagem como o osso nas articulações, causando dor, rigidez e limitação dos movimentos. A artrose torna-se mais frequente à medida que se envelhece, contando com 80% das ocorrências em pessoas com mais de 60 anos, embora apenas 20% apresentem queixas. Outras bem conhecidas são a artrite reumatoide, a fibromialgia, o Lúpus eritematoso sistémico, a gota, a polimialgia reumática ou as tendinites.


Publicidade
Publicidade

Distrito Sanitario Especial Indigina Alse – Maceio – AL



Nina Borba Centro Estetico – Sao Paulo – SP