Zoonose – Doenças e Tratamentos

Publicidade

Zoonoses são doenças de animais transmissíveis ao homem (mordidas ou picadas), bem como aquelas transmitidas do homem para os animais. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser microrganismos diversos, como bactérias, fungos, vírus, helmintos e rickettsias.


Dúvidas relacionadas


Ataque de pânico – Sintomas

Os ataques de pânico começam subitamente, sem aviso e podem ocorrer em qualquer momento, como a passear, a conduzir, a dormir ou durante uma reunião. Embora variem muito na sua apresentação, os sintomas habitualmente atingem o seu máximo após 10 minutos e, no final, ocorre uma sensação de grande fadiga. 

Os sinais mais comuns são:

Sensação de um perigo iminente
Medo de perder o controlo ou de morrer
Aumento da frequência cardíaca
Transpiração
Tremores
Respiração acelerada e difícil
Calafrios
Afrontamentos
Náuseas
Dores abdominais ou torácicas
Cefaleias
Tonturas
Sensação de desmaio
Dificuldade em engolir

Um dos aspetos mais difíceis dos ataques de pânico é o medo intenso de que estes se repitam, levando o paciente a evitar situações em que estes possam ocorrer ou mesmo evitando sair de casa (agorafobia) porque, para o doente, nenhum lugar parece seguro.

Sem tratamento, os ataques de pânico acabam por afetar todos os aspetos da vida, seja pessoal ou profissional, e podem levar ao desenvolvimento de várias formas de fobia, afastamento da vida social, problemas no trabalho ou na escola, depressão, tendências suicidas, abuso de álcool ou de drogas e problemas financeiros.


Quantas pílulas do dia seguinte posso tomar por ano?

A mulher não deve tomar mais de 12 pílulas do dia seguinte por ano, ou seja, no máximo 1 (uma) por mês.


Blefarospasmo – Sintomas

Contração involuntária dos músculos das pálpebras, podendo nos casos mais avançados ocorrer uma perturbação significativa da visão. O blefarospasmo essencial desaparece durante o sono.


Hemácias normocíticas e normocrômicas é anemia?

Não, hemácias normocíticas e normocrômicas não são um sinal de anemia. O termo “normocítica” indica que o glóbulo vermelho (hemácia) tem um tamanho normal, enquanto “normocrômica” significa que a coloração da célula está dentro do normal.

Hematócritos são a fração do sangue total composta por eritrócitos. É a proporção entre o número de glóbulos vermelhos e o volume total de sangue. A faixa normal de hematócrito em seres humanos é definida de 38% a 50%.

Os termos “normal” e “anormal” são frequentemente usados neste contexto. Um nível de hemoglobina que cai abaixo da faixa normal é denominado anemia, enquanto um nível que o excede pode resultar em hiperemia, que pode estar associada à policitemia vera ou policitemia rubra vera.

Esta seção é sobre os diferentes tipos de hemoglobina.

A hemácia é um componente do sangue, que é um líquido viscoso, transparente, ricamente pigmentado com hemoglobina.

O baço tem um papel importante no sistema imunológico. Ele desempenha um papel fundamental na produção de células do sangue, anticorpos e outras células do sistema imunológico. Os glóbulos vermelhos também são produzidos ali, usando a hemoglobina como transportadora de oxigênio.

O baço também remove da circulação os glóbulos vermelhos velhos ou danificados para evitar que causem coágulos ou confusão que podem levar à anemia.


Publicidade
Publicidade

Unidade Cardio Vascular – Sao Jose Do Rio Preto – RJ



Centro Oftalmologico Do Para – Belem – PA