Consultórios e Clínicas - EndoscopiaEncontre Endoscopia com Preço Acessível
Cons Med Francisco Affonso De Albuquerque Fernandopolis – Fernandopolis – SP
Reinaldo Seider Junior – Venda Nova Do Imigrante – ES
Innova Servicos De Estetica Ltda – Treze Tilias – SC
Camp Centro De Assitencia Medica De Pecanha – Pecanha – MG
Bosch Servicos Medicos S S Ltda – Arapoti – PR
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera. É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.
gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Após 6 anos na faculdade de medicina, o profissional deve participar de um programa de residência específica, com duração mínima de dois anos para se tornar um especialista na área. O médico também deve fazer uma prova para receber o título, a qual é formulada pela Associação da especialidade médica. Apenas o profissional com título de especialista reconhecido pelo MEC pode se denominar gastroenterologista. Esse especialista pode atuar na área de clínica médica, realização de exames, como endoscopia e colonoscopia, e na cirurgia gastroenterológica. Ademais, o gastroenterologista também pode ser o responsável por áreas que ainda não são consideradas especialidades médicas no Brasil, mas que são diretamente relacionadas com a gastroenterologia e precisam de um médico com formação acadêmica adicional. Esse é o caso da endoscopia digestiva, hepatologia, gastroenterologia pediátrica, nutrição parenteral e enteral.
Consulta Popular Endoscopia
O seu médico pode solicitar esse exame quando você apresentar sintomas, como:
Azia ou pirose (queimação no estômago);
Náuseas e vômitos frequentes;
Fezes escuras;
Vômito acompanhado de sangue;
Dores na região superior do abdômen;
Refluxo;
Anorexia ou perda de peso sem motivo aparente.
Alguns sinais e sintomas característicos que envolvem órgãos relacionados à digestão são indícios de que você deve procurar o gastroenterologista.
Entre eles estão:
enjôo;
azia ou queimação no estômago;
refluxo;
vômitos;
alteração na digestão;
dor abdominal;
diarreia;
prisão de ventre;
gazes;
inchaço ou distensão abdominal.
Caso note a presença de qualquer um desses sinais ou sintomas, procure imediatamente ajuda profissional. Somente assim é possível identificar o problema, ter o diagnóstico correto e receber o tratamento adequado.
Em primeiro lugar, é aplicado um sedativo intravenoso e, dependendo da sua escolha ou do médico, é feita também uma anestesia local na garganta, a base de xilocaína. “Essa anestesia é borrifada pela cavidade bucal com um spray, para impedir tosse ou engasgos”, diz o gastroenterologista e endoscopista Sérgio Bizinelli, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Um protetor de boca também poderá ser inserido para proteger seus dentes do endoscópio. Depois que os sedativos fizerem efeito, o endoscópio é inserido, por meio do esôfago, no estômago e no duodeno. O chip captura as imagens e as passa para uma máquina processadora, que exibe as imagens por uma tela em tempo real. “O revestimento do duodeno, esófago, estômago e superior é examinado e biópsias podem ser retiradas com o endoscópio, se necessário”, afirma o endoscopista Sérgio. Por conta da sedação, o paciente não sente nenhuma dor e nem se lembra do procedimento.
Qual é o profissional habilitado a fazer esse exame?
Médicos gastroenterologistas e, preferencialmente, com título em Endoscopia ou certificado de área de atuação em Endoscopia Digestiva.
Área de Atuação Endoscopia
Endoscopia Digestiva, Endoscopia Respiratória Endoscopia