Consultórios e Clínicas - GastroenterologistaEncontre Gastroenterologista com Preço Acessível

Publicidade

Alexandre De Medeiros Silva – Fortaleza – CE



Rogerio Pennachi Monte Siao – Monte Siao – MG



Jose Leopoldo Rosa Simoes – Rio De Janeiro – RJ



Elair Aparecida De Moraes – Conselheiro Lafaiete – MG



Edgar Machado De Andrade Me – Sales Oliveira – RJ



Cons Psico Luzia Benicio De Souza Pelinson – Jales – SP



Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

O gastroenterologista é o médico mais especializado para cuidar dos distúrbios que atingem o trato gastrointestinal. Qualquer doença que esteja relacionada com o aparelho digestivo, ou seja, da boca até o ânus, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.

A principal intenção desse especialista é detectar o que está tirando o bem-estar do paciente e realizar exames, que podem ser físicos e laboratoriais. Após essa etapa, se for preciso ele orienta o melhor tratamento e o que fazer para o incômodo não voltar a ocorrer.

O gastroenterologista, ou gastro, é o médico especialista em tratar doenças ou alterações de todo o trato gastrointestinal, que vai da boca ao ânus. Assim, ele é responsável por tratar diversas doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarréia, por exemplo.

O médico gastroenterologista pode trabalhar em clínicas ou em hospitais, pode realizar consultas, exames, receitar remédios e dar orientações sobre o que fazer para manter a saúde e o bom funcionamento dos órgãos do abdômen.

Dentro da gastroenterologia, há outras especialidades médicas, como a hepatologia, que é a especialidade responsável pelo fígado e vias biliares, a proctologia, que é responsável pela investigação de alterações no reto, como tumores, hemorroidas e fissuras, por exemplo, e a endoscopia digestiva, que é encarregada pelo estudo que serve de diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo por meio de um endoscópio.

Consulta Popular Gastroenterologista
De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, esse médico é o responsável por cuidar de doenças no fígado, pâncreas, reto, cólon, estômago, intestino delgado, vesícula biliar e ductos biliares. Ele deve ser procurado sempre que notar sintomas como: problemas de digestão, diarreia, enjoo, prisão de ventre, dores de estômago, cólicas intestinais, etc.

Esse especialista geralmente solicita exames específicos para o diagnósticos. Além disso, se for detectado alguma doença, pode também receitar remédios, dar indicações e orientações. Nesse caso, é possível que precise de acompanhamento.

Nessa área às vezes também é necessário realizar cirurgias no sistema gastrointestinal. Existem diversos médicos que são habilitados a fazer esse procedimento. A necessidade de intervenção cirúrgica geralmente está relacionado a hérnias epigástricas, incisionais, umbilicais e inguinais.

O gastroenterologista pode atender em clínicas e hospitais públicos, porém a fila de espera por uma consulta geralmente é grande, o que faz com que aumente a procura pelas clínicas particulares, que oferecem consultas com o especialista.

A ida ao gastroenterologista é indicada quando há sintomas que envolvam órgãos relacionados à digestão, como pro exemplo o esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado. Assim, caso a pessoa sinta enjôo, dor abdominal, diarreia, aumento da barriga ou queimação no estômago, por exemplo, é indicado consultar o gastro.

As principais doenças tratadas pelo gastroenterologista são:

Doença do refluxo gastroesofágico, que causa azia, dor e queimação na região do estômago. Entenda o que é e como identificar o refluxo gastroesofágico.
Gastrite e úlcera gástrica, que causam queimação e dor no estômago, além de enjôo e má digestão;
Pedra na vesícula: que pode provocar dor e vômitos após comer. Saiba mais sobre o que fazer na pedra na vesícula;
Hepatite e cirrose, que são doenças graves do fígado que podem causar olhos amarelos, vômitos, sangramentos e aumento da barriga;
Síndrome do intestino irritável, doença que causa desconforto abdominal e diarréia;
Pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, causada por cálculos ou uso de bebidas alcoólicas em excesso, e provoca dor na barriga;
Doença inflamatória intestinal, doença relacionada à imunidade, que causa diarréia e sangramentos no intestino;
Intolerância á lactose, tipo de intolerância alimentar que causa diarréia e inchaço abdominal após ingerir leite e derivados. Saiba como saber se é intolerância a lactose.
Hemorroidas, doença que causa sangramento pelo ânus.
Assim, na presença de sinais e sintomas que indiquem dor ou alteração da digestão, é possível procurar o clínico geral, que é capaz de cuidar de muitas destas doenças, no entanto quando é necessária a realização de um procedimento especial, o clínico geral indica a realização de consulta com um gastroenterologista, que é o médico especialista nesta área.

Em primeiro lugar, é aplicado um sedativo intravenoso e, dependendo da sua escolha ou do médico, é feita também uma anestesia local na garganta, a base de xilocaína. “Essa anestesia é borrifada pela cavidade bucal com um spray, para impedir tosse ou engasgos”, diz o gastroenterologista e endoscopista Sérgio Bizinelli, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Um protetor de boca também poderá ser inserido para proteger seus dentes do endoscópio. Depois que os sedativos fizerem efeito, o endoscópio é inserido, por meio do esôfago, no estômago e no duodeno. O chip captura as imagens e as passa para uma máquina processadora, que exibe as imagens por uma tela em tempo real. “O revestimento do duodeno, esófago, estômago e superior é examinado e biópsias podem ser retiradas com o endoscópio, se necessário”, afirma o endoscopista Sérgio. Por conta da sedação, o paciente não sente nenhuma dor e nem se lembra do procedimento.

Qual é o profissional habilitado a fazer esse exame?
Médicos gastroenterologistas e, preferencialmente, com título em Endoscopia ou certificado de área de atuação em Endoscopia Digestiva.
Área de Atuação Gastroenterologista
Endoscopia Digestiva, Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia, Nutrição Parenteral, Nutrição Enteral Gastroenterologista

Publicidade