Consultórios e Clínicas em Horto Florestal - Teresina - PI

Publicidade

Fique Sabendo?


Hepatite D – Doenças e Tratamentos

A hepatite D foi conhecida em 1977, ano em que foi descoberto o vírus que a provoca, o VHD ou vírus Delta como também é designado.
A hepatite D só se manifesta em conjunto com a hepatite B, isto é, surge por coinfecção ou por superinfecção.


Clamídia genital – O que é

A clamídia genital é uma infeção causada pela bacteria Chlamydia Trachomatis.

É, juntamente com as infeções pela bactéria Neisseria Gonorrhoeae, uma das doenças de transmissão sexual mais frequentes e a sua incidência tem vindo a aumentar. Considerando que muitos dos casos são assintomáticos, é provável que a sua ocorrência seja ainda mais elevada do que se pensa. Nos Estados Unidos da América, estima-se o aparecimento de cerca de 2,8 milhões de novos casos todos os anos. Num estudo realizado em Portugal, verificou-se uma prevalência global de infeção de cerca de 3%, com um predomínio no género masculino (83,3%).


A conquista de Marinez

Conheça a história da Marinez dos Santos, que tinha um histórico de saúde marcado pela hipertensão, diabetes e obesidade, mas mudou completamente com o apoio do posto da Unidade Básica de Saúde. Por meio de um acompanhamento mensal, ela conseguiu as orientações necessárias para se alimentar melhor, iniciar a prática de atividade física e, finalmente, alcançar um peso saudável.


Cálculos renais – O que é

Os cálculos renais, habitualmente designados por litíase urinária ou urolitíase, correspondem a uma doença na qual ocorre formação de cálculos, (“pedras”) no aparelho urinário.

São estruturas sólidas que resultam da aglomeração de cristais que se formam devido a uma alteração metabólica do organismo.

Essa mudança determina um aumento da excreção urinária de substâncias que favorecem a formação de cálculos, como o cálcio, o ácido úrico, o oxalato e o fosfato e/ou uma diminuição da eliminação de substâncias que inibem essa formação (citrato e magnésio, entre outras).

A composição química dos cristais determina o tipo de cálculo: os de oxalato de cálcio (60%), de oxalato de cálcio associado a fosfato de cálcio (20%), ácido úrico (8%), estruvite (8%), fosfato de cálcio (2%) e cistina e outros componentes (2%). 

Aproximadamente uma pessoa em cada 100 desenvolve cálculos urinários ao longo da vida. Cerca de 80% destas expelem a pedra espontaneamente, juntamente com a urina. A sua eliminação pode ser muito dolorosa mas, de um modo geral, não causa danos permanentes. Os restantes 20% irão necessitar de algum tipo de tratamento.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Horto Florestal - Teresina - PI

Publicidade