Consultórios e Clínicas em Jardim Ângela - São Paulo - SP

Publicidade

Fonoaudiólogo no Jardim Ângela – São Paulo – SP



Acupuntura no Jardim Ângela – São Paulo – SP



Fique Sabendo?


Sexologia – O que é

Trata-se da área do conhecimento que trata do comportamento sexual.

É uma área de actuação recente e interdisciplinar que abrange áreas da medicina como andrologia, ginecologia, anatomia, psicologia, sociologia e antropologia do comportamento sexual, mas também, psiquiatria.


Abcesso pulmonar – Sintomas

O quadro clínico é variável, dependendo dos antecedentes do doente, da gravidade e extensão da patologia e do microrganismo implicado. Os pacientes com abcessos pulmonares por agentes bacterianos anaeróbios apresentam sintomas discretos que podem evoluir durante semanas ou meses, tendo habitualmente doença gengival associada. Estes sinais podem assemelhar-se aos da tuberculose pulmonar. Os principais indícios são febre ao final do dia, com temperatura axilar de 37° – 37,5°C, suores noturnos, tosse inicialmente seca e depois produtiva, dificuldade respiratória, dor torácica, perda de apetite e emagrecimento. A expetoração tem habitualmente cheiro fétido e causa um paladar desagradável. Podem surgir sangue na expetoração e pleurisia, em caso de rotura do abcesso para os brônquios ou para a cavidade pleural. A avaliação médica e a auscultação fornecem elementos importantes que permitem um melhor esclarecimento do quadro clínico.

As complicações resultam da rotura para o espaço pleural provocando empiema, fibrose pulmonar, pulmão encarcerado, insuficiência respiratória, fístula bronco-pleural ou cutâneo-pleural e disseminação da infeção pela corrente sanguínea. Nos doentes com empiema associado ao abcesso pulmonar, a sua drenagem com tratamento antibiótico prolongado é com frequência essencial.


Espondilolistese – Sintomas

Em muitas pessoas a espondilolistese não tem qualquer sintoma. Na realidade, embora esta condição, muitas vezes, se desenvolva cedo na adolescência, normalmente não é detetada antes da idade adulta. Crianças e adolescentes geralmente suportam a dor lombar por muitos anos antes de serem avaliados por um médico. Alguns estudos referem que 2,3 a 10% da população com espondilólise geralmente é assintomática. Contudo, cerca de 25% dos pacientes com este defeito podem apresentar dor lombar baixa. A dor habitualmente espalha-se ao longo da coluna lombar e pode assemelhar-se a um espasmo muscular.

A espondilolistese pode causar espasmos que causam rigidez da coluna e dos músculos, o que se associa a alterações na postura. Se o deslizamento for significativo pode ocorrer compressão de nervos e estreitamento do canal espinal.

Alguns dos sinais mais comuns de espondilolistese incluem:

Dificuldade em caminhar ou correr:
Dor na região lombar ou nas nádegas
Dor região posterior de uma ou ambas as pernas
Fraqueza numa ou em ambas as pernas
Dor na região lombar e nas pernas agravada pelo movimento
Aumento da curva interna da coluna (lordose)


Amplie a sua expectativa de vida

Aproveite este universo de informações e reflita sobre a forma como você tem cuidado do seu corpo e da sua saúde.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Jardim Ângela - São Paulo - SP

Publicidade