Consultórios e Clínicas em Jd Baronesa - Osasco - SP
Ana Silvia Ferreira Rodrigues – Osasco – SP
Carlos Henrique Esteves – Osasco – SP
Fique Sabendo?
Ideias para as férias escolares
É preciso ter muita criatividade para manter os filhos longe dos eletrônicos (televisão, tablet, videogame e computador) durante esse período.
Glomerulonefrite – O que é
É uma forma de doença renal na qual os glomérulos, que filtram os desperdícios do metabolismo e fluidos do sangue, estão danificados.
Pode ser definida como um processo inflamatório, não purulento, bilateral e simétrico que atinge fundamentalmente ou inicialmente os glomérulos renais. Se esta doença não for interrompida, os rins podem deixar de funcionar, instalando-se um quadro de insuficiência renal.
A glomerulonefrite pode ser aguda, quando se desenvolve subitamente, ou crónica. As formas agudas podem ocorrer após uma infeção da garganta ou da pele e, por vezes, melhoram de um modo espontâneo.
A lesão dos glomérulos permite que ocorra perda de sangue e proteína através da urina e é uma importante causa de disfunção renal.
Nas crianças corresponde a cerca de 27% dos casos e, nos adultos, a cerca de 8%. Em Portugal, alguns estudos apontam esta patologia como causa de doença renal nas crianças em cerca de 20%. Os homens tendem a ser mais atingidos do que as mulheres.
Obesidade infantil – Sintomas
Infelizmente as complicações da obesidade surgem em idades muito precoces, sendo as mais frequentes a dislipidémia (aumento do colesterol e/ou dos triglicéridos), a hipertensão arterial, a intolerância à glicose com posterior evolução para diabetes tipo 2 (anteriormente esta patologia era rara em idade pediátrica), os problemas do sono, os problemas ortopédicos e, os muito preocupantes problemas psicossociais (sendo muitas vezes estas crianças vítimas de bullying). Muitas destas complicações são importantes fatores de risco cardiovascular, com um impacto negativo na saúde e risco de morte prematura.
Glomerulonefrite – Sintomas
Os sintomas mais comuns são urina com sangue ( escura, cor de ferrugem ou castanha) ou com espuma (pela presença de um excesso de proteínas), inchaço da face, olhos, tornozelos, pés ou abdómen, dor abdominal, sangue nos vómitos ou nas fezes, tosse e dificuldade de respiração, diarreia, aumento no número de micções, febre, sensação de cansaço, perda de apetite, dores musculares e articulares, e hemorragias nasais.
A glomerulonefrite pode evoluir para outras complicações como a síndrome nefrótica aguda, alterações do sangue, doença renal crónica, infeções urinárias de repetição, insuficiência renal terminal, acumulação de fluidos com insuficiência cardíaca ou edema pulmonar, aumento dos níveis de potássio, hipertensão arterial, e maior suscetibilidade a outras infeções.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Jd Baronesa - Osasco - SP