Consultórios e Clínicas - Medicina do TrabalhoEncontre Medicina do Trabalho com Preço Acessível
Claudio Veroneze – Francisco Beltrao – PR
Cons Fono Ideal Fono – Sao Paulo – SP
Sabichando Desenvolvimento Infantil – Goiania – GO
Clinica De Olhos – Belo Horizonte – MG
Expresso Saude – Campo Largo – PR
Cirurgia Plastica Dr Fabio Paixao – Maringa – PR
Unidade De Atendimento Frei Anselmo Unai – Unai – MG
Clinica Sao Jose – Ribeirao Das Neves – MG
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
A medicina do trabalho é uma especialidade que se preocupa com a prevenção das doenças no exercício profissional e controles dos riscos ambientais.
Ela está diretamente ligada a normas governamentais que empresas devem cumprir na promoção de saúde do trabalhador.
As normativas da medicina do trabalho (que se integra a medicina ocupacional) servem para fazer o trabalhador exercer sua função sem que sua saúde e qualidade de vida estejam em risco.
Hoje, as empresas estão mais conscientizadas a respeito disso. O próprio empresário já procura o atendimento da medicina ocupacional como fator de qualidade para sua produção.
Isso mostra que houve um amadurecimento nos setores. Antes as empresas cumpriam com suas obrigações ligadas à medicina ocupacional para fugir de multas violentas.
Em razão disso, mais profissionais de medicina veem na área uma excelente oportunidade de crescimento profissional. Leia mais sobre o conceito de medicina do trabalho, suas funções e importância à sociedade.
Com ela, o empregado tem um acompanhamento da medicina ocupacional.
Isso evitará que exista algum agravamento na saúde do colaborador, devido a acidentes ou doenças relacionadas às funções que exerce no seu trabalho.
Médico do Trabalho é uma profissão cada vez mais em evidência no mercado. Segundo o estudo Demografia Médica no Brasil, feito em 2018, há cerca de 15.895 profissionais em Medicina do Trabalho no Brasil, ou seja, 4,2% dos especialistas da área. Independente do ramo de atividade, todas as empresas devem ter a presença desse profissional geralmente de uma empresa terceira para organizar suas ações de saúde na empresa, zelar pelo bem estar dos trabalhadores, possibilitando o aumento da produtividade no ambiente de trabalho.
Muitas empresas entendem a necessidade do médico do trabalho apenas pelo viés prático vinculado às questões burocráticas da lei. No entanto, ele pode trazer uma série de contribuições para as empresas e ajudá-las a produzir ambientes sadios e funcionários engajados.
Qual o papel de um médico do trabalho?
O médico do trabalho deve conhecer a fundo as atividades dos trabalhadores e relacionar a saúde com as atividades profissionais, assegurando a segurança e o bem estar dos colaboradores.
Uma das responsabilidades do médico do trabalho é a realização do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que estabelece uma série de definições quanto a saúde e a segurança do trabalhador, os exames que devem ser realizados, cronogramas, relatórios e uma série de análises dentro de um planejamento específico. Outras tarefas do Médico do Trabalho são:
Realizar atendimento médico;
Fazer exames e diagnósticos;
Encaminhar ou acompanhar o paciente que precisa fazer algum tratamento;
Inspecionar o ambiente de trabalho com uma equipe municipal, ou de outros órgãos que atuam no campo da Saúde Ocupacional;
Notificar doenças e acidentes de trabalho;
Participar de atividades educativas na empresa.
Quais os exames realizados pelo médico do trabalho?
Para que possa confirmar se um trabalhador tem condições físicas e/ou psicológicas para trabalhar, o médico do trabalho define um planejamento para os exames ocupacionais da empresa. Alguns dos exames realizados por esse profissional são:
Exame Admissional: é feito antes de ser realizada a contratação de um empregado com carteira assinada;
Exame Periódico: são realizados feitos com um intervalo de tempo para a avaliação da saúde dos trabalhadores;
Exame de Retorno ao Trabalho: é realizado quando um trabalhador é afastado por 30 dias ou mais, por motivo de doença ou acidente;
Exame de Mudança de Função: feito antes da mudança de função ou setor de um funcionário que, passará a ficar exposto a riscos diferentes após a transferência;
Exame Demissional: é o exame feito quando um funcionário da empresa é desligado.
O ideal é que o médico compare sempre os dados dos colaboradores e realize um estudo sobre problemas que se tornem constantes nos ambientes laborais, promovendo ações específicas para melhorar esses quadros nas empresas.
Consulta Popular Medicina do Trabalho
“As relações de trabalho estão sujeitas a normas e princípios vigentes que assumem nitidamente um caráter protecionista com relação ao empregado. Afinal, trata-se de uma gradual evolução das iniciativas que visam a melhoria das condições do trabalho humano, buscando oferecer uma rotina mais digna. Nesse cenário, você sabe para que serve a medicina do trabalho?
A medicina do trabalho se destaca, uma vez que cumpre atividades de extrema importância que garantem a segurança e saúde no ambiente de trabalho. Nesse aspecto, as vantagens das ações preventivas beneficiam tanto os colaboradores quanto os empregadores. A medicina do trabalho é o fruto do processo de humanização do trabalho. A especialidade figura como uma vertente do Direito do Trabalho cuja preocupação é oferecer condições laborativas mais dignas para os trabalhadores e, com isso, garantir a saúde e integridade física e psicológica deles.
Sendo assim, o objetivo da medicina do trabalho, em primeiro lugar, é prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Por outro lado, ela também assume um compromisso com a qualidade de vida e a manutenção da saúde dos trabalhadores. Assim, há a certeza de que as atividades rotineiras desses profissionais não representam nenhum tipo de prejuízo para a sua saúde mental e também física.”
Área de Atuação Medicina do Trabalho
Medicina do Trabalho