Consultórios e Clínicas - Medicina EsportivaEncontre Medicina Esportiva com Preço Acessível

Publicidade

Medicina Integrada Chabra – Teresopolis – RJ



Fabiana Lellis Valeri Araujo Dias Ribeirao Preto – Ribeirao Preto – RJ



Polo De Academia De Tabuleiro Grande – Taboleiro Grande – RN



Clinica Radiologica Oswaldo Tonini – Ribeirao Preto – SP



Consultorio De Nutricao Mariana L Pagnani M Calestini Andrad – Andradina – SP



Consultorio G O Dr Leandro Ferreira Lima – Sinop – MT



Viviane Gomes De Souza – Juiz De Fora – MG



Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Medicina do Esporte ou Medicina Esportiva é a especialidade que cuida do individuo como um todo, sendo o exercício físico e o esporte as ferramentas analisadas e utilizadas para a melhora da saúde, qualidade de vida e desempenho esportivo. A atuação do médico do esporte é muito ampla e envolve o conhecimento de todas as áreas da medicina, desde avaliações cardiológicas, ortopedia, metabólicas até sistema imunológico e qualidade do sono. Ainda atua com enfoque na fisiologia do exercício, avaliação pré-participação esportiva e combate aos principais fatores de risco (hipertensão arterial, dislipidemia, sobrepeso/obesidade, sedentarismo, etc). Uma forma prática de entender o papel da medicina esportiva é dividi-lá, didaticamente, em duas formas: Medicina do Exercício e Medicina do Esporte. No primeiro, o cuidado é direcionado para pessoas que já praticam ou desejam iniciar a prática de exercícios como quesito para qualidade de vida. Exemplos: fortalecimento muscular como tratamento coadjuvante de dores e inflamações ortopédicas; na prevenção de perda de massa magra em idosos, diminuindo o risco de quedas; controle de doenças como a obesidade, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia. Já a Medicina do Esporte está relacionada à atletas e paratletas, amadores e profissionais, que desejam melhorar a performance esportiva e ter um especialista cuidando de sua saúde.

CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR A SUA CONSULTA
O médico do esporte atua ainda como gestor de saúde do indivíduo, especialmente em atletas. O cuidado com o paciente e a comunicação com todos os profissionais envolvidos é fundamental para sua saúde e desempenho esportivo. Além disso, há o papel do “team physician” ou médico de campo, profissional que pode observar diretamente os mecanismos de lesões, acompanhar as condições músculo esqueléticas e metabólicas na temporada do atleta.
Hoje vivemos a era dos avanços tecnológicos em várias áreas e setores, inclusive nas mais distintas modalidades esportivas. Mesmo assim, a ciência do esporte é fundamental. Treinamento físico, fisiologia do exercício, biomecânica do gesto esportivo, nutrição, psicologia e outras práticas são fundamentais. Além disso, outros progressos na busca da alta performance como calçados desenvolvidos para uma determinada pisada e tipo do esporte, acessórios de proteção mais leves, pisos esportivos com componentes de absorção de impacto, tecidos de alta tecnologia que otimizam a perda ou a conservação de calor também são importantes.

Na busca de uma maior interação entre médico do esporte, técnico e atleta, há a necessidade de subsídios que possam monitorar o tempo real de treinamento, freqüência cardíaca, gasto calórico, entre outras variáveis fisiológicas. Quando falamos em performance, a expressão do momento, e que diferencia alguns atletas de outros, é ECONOMIA. Um atleta econômico é aquele que consegue equilibrar suas variáveis fisiológicas em prol do melhor resultado.

A importância da Avaliação Médica do Esporte
Todo indivíduo que queira se submeter à atividade física e, principalmente, à esportes em nível competitivo, deve realizar um rigoroso exame clínico. Exames subsidiários e outros recursos também são necessários para obter amplo diagnóstico de seu estado de saúde e detectar possíveis doenças que poderão ser tratadas como forma de prevenção de algum mal súbito de saúde, pois a ideia da condição atlética não pode ser confundida com saúde ou ausência de doença.

Passando por esta avaliação geral inicial, é necessário pensar na fisiologia. No entanto, ela é apenas um dos fatores envolvidos no resultado de um bom desempenho e soma-se a fatores como nível de treinamento, motivação, aspectos nutricionais, biomecânica e habilidades motoras. Os testes da fisiologia do esporte são importantes ferramentas para tomada de decisões e determinantes para definir alterações no programa de treinamento durante uma temporada. Estes possibilitam medir o desempenho de uma característica física específica ou formar um perfil fisiológico para um grupo ou um indivíduo. Testes e avaliações periódicas durante a temporada permitem a atualização da evolução física do atleta e devem ser realizados em uma periodização pré-estabelecida pela comissão multidisciplinar.

Os testes devem ser selecionados considerando o sistema energético da modalidade, movimento específico, estágio de treinamento, idade e sexo. Ex.: Em um maratonista, predomina a resistência aeróbia; em um velocista ou saltador, a potência muscular; já no futebol, os três metabolismos energéticos estão envolvidos na prática. As especificidades acima descritas devem ser avaliadas na primeira consulta com o médico do esporte.

O especialista em Medicina Esportiva e é um profissional que não realiza operações, mas tem ampla formação em fisiologia do exercício.

Para atuar na área, é interessante que ele tenha visão abrangente da prática esportiva. Isso permitirá um melhor desempenho nas atividades diárias.

O especialista que escolhe trabalhar em clubes e delegações esportivas, por exemplo, lida, em geral, com atletas de alto rendimento. O médico da equipe atua não só na prevenção e tratamento de lesões, mas também como clínico geral do time.

Também faz parte da sua rotina organizar o dia a dia do departamento médico e participar de discussões sobre o momento ideal para poupar determinado atleta.

Veja algumas outras atribuições do Médico do Exercício e do Esporte:

Melhorar o rendimento físico
Orientar sobre o emagrecimento
Orientar sobre o uso de suplementos alimentares
Acompanhar crianças e adolescentes praticantes de esportes.

Consulta Popular Medicina Esportiva
A Medicina do Esporte trabalha com a qualidade de vida, seja pela promoção de saúde ou performance esportiva.

• Atestado Médico para a prática esportiva (aptidão à prática esportiva ou para competições);
• Check-up da saúde (a condição de saúde atual do indivíduo);
• Exercício físico como tratamento coadjuvante de doenças (exemplos: dores nas articulações, obesidade, ansiedade, depressão, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, etc.);
• Desejo de iniciar a prática de exercício físico e esportes;
• Esporte como estilo de vida;
• Orientações sobre o equilíbrio entre a alimentação e a prática do exercício físico/esporte;
• Prevenção e tratamento de lesões ortopédicas agudas e de repetição;
• Controle da carga de treinamento e o impacto na saúde;
• Melhora do desempenho esportivo.

No Brasil, menos de 10% da população realiza atividades físicas de forma adequada. Uma avaliação médica esportiva apropriada e exames complementares são importantes para que o técnico saiba adaptar a rotina de exercícios às limitações do corpo do atleta. Dependendo do resultado clínico, o individuo pode até mesmo ser considerado inapto de realizar a atividade pretendida. Por exemplo, se for diagnosticado algum problema cardíaco ou hipertensão, este individuo deverá fazer um tratamento específico para o seu problema para depois ser liberado.

Lembre-se: caso você pretenda iniciar uma atividade física, dê o primeiro passo correto, procurando um médico do esporte e clínicas especializadas. Assim será proporcionada a você a melhor forma de avaliar seus limites, identificar possíveis riscos de doenças silenciosas e suprir seu técnico de parâmetros para construir a melhor de forma de treinamento e alcançar melhores resultados.

Medicina esportiva é uma especialidade médica que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar.” Desta maneira, se ocupa de avaliar e acompanhar os praticantes de atividade físico-desportiva antes, durante e após a prática desta atividade. Por outro lado, a Medicina Desportiva está direcionada não só a atletas de alto nível mas, também, pessoas não atletas que procuram utilizar a atividade física como meio de melhorar sua saúde.
Área de Atuação Medicina Esportiva
Medicina Esportiva

Publicidade