Consultórios e Clínicas - Medicina Física e ReabilitaçãoEncontre Medicina Física e Reabilitação com Preço Acessível
Clinica Medica Perfecthderm Ltda Me – Adamantina – SP
Mariana De Morais Fozzati – Cosmopolis – RJ
Clínica Popular em Guaramirim – SC
Emad Alzira Rodrigues Lima – Iraucuba – CE
Paulo Henrique Nogueira Da Fonseca – Divinopolis – MG
Priscilla Durante Miotto – Sorriso – MT
Kellen Raizy Noronha Monteiro – Fortaleza – CE
Consultorio Nutricional De Maria Luiza Azevedo – Natal – RN
Clínica Popular em Casa Amarela – Recife – Clínica SIM
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
A Medicina Física e de Reabilitação (MFR) ou Fisiatria é uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como as subsequentes a patologias traumática, a lesões do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológicas, cardio-respiratórias, reumatológicas, vasculares periféricas, pediátricas entre outras. A Medicina Física e de Reabilitação aplica diferentes estratégias terapêuticas que vão prevenir ou reduzir as múltiplas consequências clínicas das doenças agudas e crónicas, no âmbito das deficiências das incapacidades e das desvantagens.
A MFR é uma especialidade médica autónoma, cujo objectivo reside na promoção da função física e cognitiva, da actividade (incluindo os comportamentos), da participação (incluindo a qualidade de vida) e na modificação dos factores pessoais e ambientais. É responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamentos e organização do programa de Reabilitação dos indivíduos com patologias médicas incapacitantes e co-morbilidades em todos os grupos etários (in Livro Branco de MFR).
Medicina física e reabilitação
?A Medicina Física e de Reabilitação, também conhecida como Fisiatria, é um ramo da Medicina que busca a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, particularmente relacionadas ao sistema nervoso, muscular e osteoarticular, que produzem incapacidade temporária ou permanente.
O médico fisiatra, que é o médico especialista em Medicina Física e de Reabilitação, tem como objetivo melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida de pessoas com problemas que levam a algum grau de incapacidade, como no acidente vascular cerebral, no traumatismo craniano e na lesão da medula espinal.
A atuação do médico fisiatra se dá através de uma consulta médica direta com um determinado paciente, uma avaliação multidisciplinar com outros profissionais de saúde ou como um consultor para outros especialistas.
Na consulta médica realizada por um médico fisiatra, além das informações clínicas coletadas através das queixas e sintomas relatados pelo paciente e dos sinais encontrados pelo exame médico relacionado ao diagnóstico médico, outras informações relativas ao impacto de determinada doença sobre a sua capacidade de realizar tarefas do seu dia a dia (autocuidado, trabalho, lazer) são levadas em consideração, o que é conhecido como diagnóstico funcional.
Com base nas no diagnóstico médico e funcional, o médico fisiatra estabelece um plano de tratamento que pode englobar a prescrição de medicamentos, a indicação de procedimentos médicos da reabilitação, a prescrição de órteses e próteses e o encaminhamento para a realização de tratamento com outros profissionais de saúde.
Quando o médico fisiatra participa de uma abordagem multidisciplinar, ele, junto com outros profissionais de saúde, identifica a situação funcional do paciente e estabelece os objetivos a serem alcançados por cada membro da equipe multidisciplinar, considerando o diagnóstico médico e as limitações clínicas apresentadas pelo indivíduo.
Em situações de maior gravidade que geralmente causam maior impacto na capacidade funcional, o paciente deve receber cuidados de uma equipe de profissionais de saúde para permitir maior otimização do seu tratamento de reabilitação.
Nestes casos, além de participar no processo de reabilitação através das avaliações médicas e da proposta do tratamento, o médico fisiatra pode auxiliar os terapeutas realizando procedimentos médicos da reabilitação, como as infiltrações para controle da dor e a aplicação de toxina botulínica do tipo A.
Em situações em que o paciente encontra-se internado no hospital, o médico que o acompanha pode identificar a necessidade de algum cuidado em reabilitação ou solicitação uma opinião sobre o seu processo de reabilitação. Nestes casos, o médico fisiatra pode ser chamado para realizar uma avaliação do quadro clínico e funcional do paciente e, posteriormente, relatar os aspectos funcionais envolvidos no processo de adoecimento do paciente e realizar uma proposta de tratamento de reabilitação à equipe médica que acompanha o indivíduo.
Enfim, o médico fisiatra pode atuar de diversas formas, sempre avaliando o indivíduo de forma integral e propondo tratamentos com objetivo de proporcionar o máximo desempenho funcional possível ao paciente.
Consulta Popular Medicina Física e Reabilitação
Cabe ao médico fisiatra encaminhar o paciente para o tratamento não cirúrgico mais adequado. O profissional nessa área é especializado em amenizar ou reverter quadros de dor e restabelecer a funcionalidade física. Ou seja, sua função é oferecer qualidade de vida para o paciente, já que o abrandamento de limitações físicas é o cerne da especialidade. Além dos benefícios físicos, esse tipo de medicina física e reabilitação proporciona melhorias psicológicas e sociais para quem sofre com problemas limitadores. A fisiatria prioriza a integração biopsicossocial do indivíduo acometido por doenças que, muitas vezes, prejudicam o paciente em vários âmbitos da vida. Apesar da maioria dos médicos fisiatras terem formação ampla, muitos se especializam em uma área específica. As áreas mais comuns abrangem a geriatria, pediatria, esportiva e neurológica. O tratamento não é realizado apenas na fase aguda, mas sim durante todas as etapas da recuperação do paciente. Tratamentos O médico fisiatra é capacitado em tratar as mais variadas doenças. A dor crônica, por exemplo, é um dos principais motivos para a procura desse especialista. Por meio de uma variedade de procedimentos é possível amenizar desconfortos causados por lesões lombares, cervicais, tendinites, osteoartrite, laborais, neuropáticas, etc. Além disso, indica-se a Medicina Física e Reabilitação para pacientes com incapacidades provocadas por doenças neurológicas, paralisias causadas por lesões, doenças reumatológicas, patologias relacionadas a trabalho, lesões esportivas e desgastes causados na terceira idade. De forma geral os pacientes mais frequentes nas clínicas de fisiatria se queixam de dores músculo esqueléticas, sequelas causadas por AVC, osteoporose, fraturas, hérnia de disco, bursites, paralisia cerebral e amputações. O médico fisiatra, também pode indicar dispositivos que facilitam a mobilidade dos pacientes, prescrevendo órteses e próteses. O profissional também se utiliza de outras técnicas de reabilitação como terapia por ondas de choque, por exemplo. Procedimentos como infiltração, agulhamento e bloqueios são realizados por esse profissional, independentemente da faixa etária do paciente. Afinal, não existem restrições de idade para o acompanhamento clínico de um fisiatra.
A fisiatria é uma das áreas de medicina mais abrangentes e multifacetadas. Ela busca oferecer qualidade de vida por meio de métodos e técnicas que visam restaurar a funcionalidade física do paciente trazendo benefícios físicos, emocionais e sociais.
Os fisiatras fornecem um espectro completo de cuidados do diagnóstico ao tratamento e reabilitação para restaurar o máximo de saúde e qualidade de vida. O fisiatra é o médico especializado em reabilitação física. A Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação tem como foco a funcionalidade do organismo. Esta especialidade médica dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento não cirúrgico de distúrbios associados à deficiência física em geral. Portanto, esta especialidade atende os pacientes que necessitam de tratamento e reabilitação física, como:
Pacientes que possuem sequelas de patologias neurológicas
Pacientes com lesões, danos e outras disfuncionalidades musculoesqueléticas
Pacientes com lesões esportivas
Pacientes com quadro de dor crônica
Com a evolução da medicina, as pessoas estão vivendo mais.
A medicina é uma grande aliada no aumento da expectativa de vida, pois as pesquisas e avanços tecnológicos e científicos dos tratamentos permitem maior qualidade de vida e longevidade.
Isto incide diretamente no campo de atuação do fisiatra, que acaba se expandindo consideravelmente. A fisiatria preocupa-se como o indivíduo pode ser uma pessoa completa e os benefícios que sua medicina pode trazer.
Doenças que muitas vezes incapacitam, podem ser revertidas ou amenizadas com o trabalho de excelência dos fisiatras. É um cuidado físico e emocional.
Provavelmente é a especialidade médica que mais proporciona a integração biopsicossocial (relativo a fatores biológicos, psicológicos e sociais).
Os fisiatras atendem pacientes de todas as idades, que apresentam uma ampla gama de problemas de ombros doloridos a grandes condições incapacitantes.
Os médicos especialistas em reabilitação são treinados para se concentrarem em todo o paciente e em como cada um dos principais sistemas orgânicos do corpo afeta a função. Eles ajudam os pacientes a atingir a máxima função e a mais alta qualidade de vida possível.
A prática do médico fisiatra baseia-se em uma abordagem de equipe interdisciplinar que aborda o bem-estar físico, emocional e psicossocial de um paciente por meio de uma combinação de tratamentos não cirúrgicos, incluindo medicação e injeções; terapias físicas, ocupacionais e complementares; e o uso de dispositivos auxiliares.
Área de Atuação Medicina Física e Reabilitação
Neurofisiologia Clínica Medicina Física e Reabilitação