Consultórios e Clínicas - Medicina IntensivaEncontre Medicina Intensiva com Preço Acessível

Publicidade

Davani Latarullo Costa – Curitiba – RJ



Raquel Leitao Bitar Grisolia – Belem – PA



Dr Diego Loureco Dematologista – Navegantes – SC



Psicomed Psiquiatria E Psicologia – Iturama – MG



Marilia Malanchini Pratissoli – Linhares – ES



Dm Fernandes Servicos Medicos Eireli – Piumhi – MG



Tais Andrea Janot Ito – Belem – PA



Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Medicina intensiva é a especialidade médica que presta suporte avançado de vida a pacientes com desarranjo agudo de alguma função vital.

A medicina Intensiva é uma especialidade médica dedicada ao suporte à vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes que estão em estado crítico, que geralmente necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado. Esta especialidade é exercida idealmente por médicos intensivistas com formação específica, embora frequentemente profissionais de outras especialidades como pneumologia e nefrologia atuem como plantonistas em diversas unidades. Os cuidados intensivos geralmente são oferecidos apenas para pacientes cuja condição é potencialmente reversível e tem uma chance de sobreviver com o apoio de terapia intensiva. Posto que os doentes críticos que estão à beira da morte, passarão por uma intervenção na qual o resultado será difícil de prever. Consequentemente, muitos pacientes ainda morrem na UTI. Um pré-requisito para a admissão de uma unidade de cuidados intensivos é que a condição subjacente deste paciente possa ser superada. Portanto, o tratamento intensivo é usado apenas para ganhar tempo para que a aflição aguda possa ser resolvida.

O profissional com especialização em Medicina Intensiva é aquele que lida com o paciente criticamente enfermo e que precisa de cuidados especiais em Unidades de Terapia Intensiva, as UTIs.

Para se especializar em Medicina Intensiva, o médico deve ter concluído ao menos dois anos de residência em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Infectologia ou Neurologia. A especialização para UTI adulto tem a duração de dois anos.

Vale ressaltar que a Medicina Intensiva é uma especialidade reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) desde 1981, ou seja, é uma especialidade relativamente nova e demanda constantes estudos e pesquisas, para assegurar o seu aperfeiçoamento e crescimento. Infelizmente, ainda existe a carência de profissionais habilitados no mercado.

Consulta Popular Medicina Intensiva

A Medicina Intensiva hoje é uma especialidade médica regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, sendo que se divide em médicos intensivistas que cuidam de adultos, crianças e recém-nascidos.

Os intensivistas para adultos trabalham em Unidades comumente chamadas de Unidades de Terapia Intensiva, também denominadas de Centro de Terapia Intensiva ou ainda Serviço de Terapia Intensiva. Vamos chamá-los aqui pela sua abreviação talvez mais conhecida: a UTI.

A UTI nasceu na década de 60, objetivando reunir numa área física profissionais médicos e de enfermagem (inicialmente), visando oferecer um cuidado mais apurado, intenso, vigiando com maior assiduidade os sinais vitais e a evolução clínica do paciente, permitindo-se detectar rapidamente mudanças e, isto feito, permitindo-se iniciar o imediato tratamento para correção do(s) problema(s), que muitas vezes levava o paciente a ter a vida em risco.

Com o passar dos anos, a UTI foi se especializando e agregando novas tecnologias de monitorização e novos tratamentos das mais diversas doenças.

Além disso, várias profissões foram sendo agregadas, algumas que ainda nem existiam na época e hoje são fortes e muito importantes no auxílio e cuidado do paciente crítico!
Área de Atuação Medicina Intensiva
Medicina Intensiva Neonatal, Medicina Intensiva Pediátrica, Nutrição Parenteral, Nutrição Enteral Medicina Intensiva

Publicidade