Consultórios e Clínicas - Medicina Preventiva e SocialEncontre Medicina Preventiva e Social com Preço Acessível

Publicidade

Consultorio De Dermato Dra Livia Moreira De Mendonca – Uba – MG



Erika Yumi Hiroki Takizawa – Curitiba – RJ



Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

A medicina preventiva é uma especialidade da medicina que tem como objetivo prevenir doenças ou lesões ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas, visando melhorar a qualidade de vida de seus usuários.

Esta especialidade médica tem ganhado maior evidência na saúde pública a partir da década de 1980 e cada dia tem se tornado mais popular entre os planos de saúde.

O trabalho realizado pelo profissional da medicina preventiva se reflete nas condições da saúde em geral do paciente, diminuindo gastos com medicamentos, aumentando a produtividade, diminuindo o absenteísmo e na melhora do convívio familiar.

O ponto de partida para os profissionais da saúde ligados ao serviço público são os dados epidemiológicos, visando intervir nas moléstias ou agravos mais comumente observados, bem como a sua severidade levando em consideração a tecnologia disponível até o momento e menor custo possível. Tipicamente, os profissionais da saúde do setor privado que trabalham com a medicina preventiva realizam a identificação precoce de moléstias por meio de exames genéticos ou preventivos, possibilitando minimizar os danos, bem como a prática médica conhecida como medicina da família independentes dos programas de intervenção política e social.

As estratégias da medicina preventiva são divididas em níveis, que são:

Prevenção primária: este método de prevenção evita a ocorrência da doença, no geral, começando desde o período gestacional.
Prevenção secundária: engloba métodos para diagnosticar e tratar enfermidades presentes nos estágios iniciais antes de resultar em morbidade significativa.
Prevenção terciária: utiliza métodos para diminuir o impacto negativo da enfermidade existente, restabelecendo a função e diminuindo complicações.
Prevenção quaternária: utiliza métodos que evitam ou minimizam os resultados de intervenções desnecessárias ou excessivas no sistema de saúde.

Por ter uma formação voltada para a execução e o planejamento de ações de medicina preventiva, o médico especialista é a pessoa ideal para coordenar um departamento de cuidados preventivos em operadoras de saúde.

Isso envolve a organização de programas de bem-estar, campanhas de checkup e diagnóstico precoce, grupos de apoio a pacientes com doenças crônicas, entre outras atividades.

O gestor deve ter a capacidade de combinar qualidade, eficiência e sustentabilidade nestas ações, coordenando uma equipe multiprofissional capacitada, mantendo os pacientes bem informados, reduzindo a burocracia e promovendo o uso racional de recursos.

Dessa forma, para poder atuar como gestor, o especialista em medicina preventiva deve saber articular as áreas de gestão, atenção e educação em saúde.

Como se vê, trata-se de um profissional de extrema importância para o bom funcionamento de qualquer estratégia de prevenção e promoção da saúde.

Sua operadora precisa estar atenta a todos estes aspectos não apenas no momento de contratar um médico especialista em medicina preventiva, mas, principalmente, quando for designá-lo para coordenar qualquer iniciativa nessa área.

Se no início as práticas de medicina preventiva estavam diretamente ligadas à gestão da saúde pública, com o tempo elas foram sendo incorporadas também pela saúde suplementar.

Hoje a medicina preventiva tem sido apontada pelos especialistas em saúde como uma possível resposta aos efeitos daquilo que chamamos de “transição demográfica” e “transição epidemiológica” da população.

Ou seja: o envelhecimento populacional e o aumento na prevalência das doenças crônico-degenerativas.

Embora destinadas, em princípio, a melhorar a qualidade de vida das pessoas, as práticas relacionadas à medicina preventiva também produzem impactos financeiros e mercadológicos nas operadoras de saúde, que devem ser levados em conta no processo decisório referente a sua implantação.

Contudo, na maioria das operadoras estas práticas são aplicadas de maneira incipiente. Grande parte das iniciativas nesse sentido ainda se dá por meio de ações educativas pontuais, como palestras e oficinas, além de eventos de recreação e exercícios ao ar livre.

O desenvolvimento de programas mais estruturados para a promoção da saúde é uma prática que só recentemente começou a ganhar força. E a tendência é que a importância da medicina preventiva na gestão das operadoras de saúde continue crescendo.

Principalmente diante dos benefícios que ela pode trazer para o setor de planos de saúde, principalmente com a redução de custos assistenciais e a melhora da condição de saúde dos beneficiários. Isso gera mais satisfação e fidelização por parte dos clientes, além de representar um atrativo a mais para promover a venda de planos coletivos.
Consulta Popular Medicina Preventiva e Social

A medicina preventiva é especialidade médica focada em evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir o impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos e melhorar a qualidade de vida de pacientes em tratamento.

O conceito de medicina preventiva surgiu em meados do século XX como um movimento que propunha uma abordagem diferente da medicina.

A ideia básica era mudar o foco da prática médica, que até então se concentrava exclusivamente no tratamento das doenças, para uma visão mais voltada à promoção da saúde.

Desde então surgiram várias definições para esta prática, mas todas concordam em um ponto: para ter sucesso em uma estratégia de prevenção são necessárias intervenções as mais precoces possíveis no curso da história natural da doença.

Dessa forma, de um ponto de vista mais operacional, a medicina preventiva também pode ser entendida como um conjunto de técnicas representadas por ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças e suas complicações.

Trata-se de uma intervenção proativa, realizada no tempo presente, em função dos riscos projetados para o surgimento ou agravamento de uma doença no futuro.
Área de Atuação Medicina Preventiva e Social
Hansenologia Medicina Preventiva e Social

Publicidade