Consultórios e Clínicas - NefrologistaEncontre Nefrologista com Preço Acessível

Publicidade

Fabio Coelho Barroso Anestesista – Sinop – MT



Clayton Risola – Campinas – SP



Clínica Amor Saúde – SP Itaquera – SP



Antonia Celia De Castro Alcantara – Fortaleza – CE



Dsei Ap Polo Base De Saude Indigena Kumene – Oiapoque – AP



Consultorio Medico Giane Michele Frare – Turvo – RJ



Croi Centro De Reabilitação Oral Integrado – Barao De Cocais – MG



Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se nefrologista.

No Brasil, o tempo para formar um nefrologista é de 10 anos de estudos (6 anos do curso médico, 2 anos de residência ou estágio em clínica médica e mais 2 anos de residência ou estágio em nefrologia).

Entre as diversas atividades de um médico nefrologista, pode-se destacar:

prevenção de doenças renais;
diagnóstico e tratamento de hipertensão arterial (pressão alta);
diagnóstico e tratamento de infecções urinárias;
diagnóstico e tratamento de nefrites;
diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins);
diagnóstico e tratamento de doenças renais císticas;
diagnóstico e tratamento da doença renal crônica;
diagnóstico e tratamento da lesão renal aguda;
hemodiálise;
diálise peritoneal;
transplante renal.
Recomenda-se que pacientes com mais de 40 anos façam anualmente uma consulta médica com um médico nefrologista e façam os exames de dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina. Para pacientes com diabetes, pressão alta, história familiar de problemas renais, pedra nos rins, história de nefrites ou infecção na infância recomenda-se consulta e seguimento periódico com um médico nefrologista.

O profissional de Nefrologia é especializado no tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas às funções e doenças do rim, além de doenças sistêmicas.

Qual a diferença entre o Nefrologista e o Urologista?

A Urologia e a Nefrologia são especialidades que se complementam. Enquanto a Nefrologia vem da área clínica, a Urologia é da parte cirúrgica. Ambas lidam com os rins e sistema urinário, porém a Urologia também cuida da área genital masculina.

Quais doenças são tratadas pelo profissional de Nefrologia?

Além do diagnóstico e tratamento da insuficiência renal aguda ou crônica, o Nefrologista também cuida de pacientes com hematúria, proteinúria, cálculos renais, infecções crônicas do sistema urinário, transtorno hidroeletrolítico etc.

Áreas de atuação de um Nefrologista

O Brasil está entre os líderes mundiais de transplantes renais, com isso a busca por profissionais especializados em Nefrologia para atuar principalmente em clínicas de hemodiálise é constante. Caso haja interesse em atuar em hospitais públicos, há alguns que já possuem atendimento na área.

Como se tornar um Nefrologista

Atualmente no Brasil, o tempo de formação de um Nefrologista é de 10 anos de estudos, sendo 6 anos de graduação em medicina, 2 anos de residência em Clínica Médica e mais 2 anos de residência em Nefrologia. O médico nefrologista é o responsável por cuidar de tudo que afeta o sistema urinário, principalmente as doenças renais. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, as principais enfermidades diagnosticadas e tratadas por esse especialista são: cálculo renal, infecção urinária, nefrites, insuficiência renal, doença renal crônica e até mesmo hipertensão arterial, regulando a pressão sanguínea.

Consulta Popular Nefrologista
Se considerarmos que um número razoável da população acima dos 50 anos possui alguma doença crônica, como Diabetes e Hipertensão, a consulta a um nefrologista, médico que acompanha a qualidade da função renal, deveria fazer parte da rotina.

A relação faz todo o sentido se pensarmos que a maior parte de doentes renais crônicos (terminais, que precisam de transplante) tem um problema crônico de base.

A questão é: se você é saudável e não tem histórico de problemas renais na família, como saber quando deve consultar um especialista na área? Alterações na cor e quantidade de urina, assim como presença de espuma ou ainda inchaço na região dos olhos, rosto e membros inferiores, ou dor lombar que não melhora, podem indicar doença renal.

A Insuficiência Renal Crônica é o estágio final da maioria das doenças do rim, mas há uma série de problemas curáveis que podem atingir o órgão, como a Síndrome Nefrótica.

O nome “síndrome” já indica que se trata de uma variedade de sintomas decorrentes da perda de proteína na urina em grande quantidade, a chamada proteinúria.

As causas podem ser primárias, originárias no próprio rim, ou secundárias, quando ocorrem por um desequilíbrio do corpo causado por outra doença sistêmica – principalmente Diabetes, Lúpus, Hepatites virais e outras doenças infecciosas, como esquistossomose e Aids, e câncer.

O tratamento varia conforme o tipo de lesão que é confirmada por biópsia renal. É importante lembrar que crianças também podem ser acometidas de Síndrome Nefrótica. Por isso, os pais precisam estar atentos ao inchaço repentino e a mudanças na urina.

O tratamento é medicamentoso, com grande possibilidade de cura, quando o diagnóstico é precoce e, por consequência, a lesão renal é reversível. Os rins são responsáveis por fazer a filtração, limpeza e/ou depuração do organismo. Ele também controla, elimina e conserva os líquidos no organismo e ainda é responsável por eliminar o excesso de água do corpo através da urina.

Além dessas, os rins ainda possuem diversas outras funções e por esse motivo é preciso marcar uma consulta com nefrologista quando:

O paciente possui casos familiares de doença renal, diabetes, cálculos e cistos renais;
Quando é notada alguma alteração no momento de urinar (se torna difícil ou sem força), quando existe dor, mau cheiro, ardência e quando a frequência se torna maior;
Caso a urina possua coloração diferente do amarelo claro, como por exemplo, amarelo muito escuro ou com sangue;
Pressão arterial fora do comum;
Edemas nas mãos, pés ou olhos;
Quando o exame de sangue detectar taxas elevadas de creatinina, ácido úrico, fósforo, cálcio e ureia.

A nefrologia é a especialidade médica que estuda as doenças do sistema urinário, principalmente as que atingem os rins. Esse setor da saúde é bastante importante tendo em vista que esse órgão em específico tem como função regular a pressão sanguínea, controlar o balanço químico e líquidos do corpo, e em especial, eliminar as toxinas do sangue.

A consulta com nefrologista é importante para que exista a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças que atingem o rim, órgão que possui diversas funções, como por exemplo, eliminar os resíduos tóxicos (ureia e ácido úrico) que são produzidos pelo organismo humano. É recomendada que seja feita anualmente após os 40 anos.
Área de Atuação Nefrologista
Nefrologia Pediátrica Nefrologista

Publicidade