Consultórios e Clínicas - PatologistaEncontre Patologista com Preço Acessível

Publicidade

Cons Medico Jonasbueno Dermatologia – Sao Paulo – SP



Consultorio Medico Douglas Daniel Vilela Piracicaba – Piracicaba – SP



Apat Associacao Para Pesquisa E Assitencia Em Transplante – Sao Paulo – SP



Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

O termo Patologia, cujo sentido é “estudo das doenças”, deriva do grego pathos, que significa doença, e logos, que significa estudo. Apesar do significado, a Patologia não estuda todos os aspectos das doenças, pois está mais voltada para a análise das alterações que elas provocam em células, tecidos e órgãos. Dessa forma, a Patologia é considerada a base científica da Medicina e tem por finalidade explicar os mecanismos que levam ao desenvolvimento de sinais e sintomas de uma enfermidade.

? Como a Patologia pode ser dividida?

A Patologia pode ser dividida em duas áreas: Patologia Geral e Patologia Especial.

• Patologia Geral: Essa área volta-se para o estudo das reações presentes em células e tecidos em decorrência de uma doença. Nesse caso, o estudo analisa as reações básicas, portanto, não realiza a análise das reações específicas.

• Patologia Especial ou Patologia Sistêmica: Essa área é voltada para as respostas específicas que ocorrem em órgãos e tecidos em decorrência de uma determinada doença.

? O que é a Patologia Clínica?

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade ;)

A Patologia Clínica, também chamada de Medicina Laboratorial, é uma especialidade médica que se baseia na análise de exames de laboratório clínico, como exames de sangue, urina, fezes e outros materiais biológicos. Nessa análise, visa-se quantificar a presença de algumas substâncias, moléculas ou mesmo células que se encontram de maneira anormal no material analisado.

Essa especialidade permite identificar modificações no funcionamento do corpo, o que pode ajudar na prevenção, no diagnóstico e até no tratamento de uma determinada doença. Entretanto, isso só é conseguido se os exames apresentarem resultados confiáveis e a análise de dados for feita de maneira criteriosa. O médico especialista em Medicina Laboratorial é chamado de patologista clínico.

? O que é Anatomia Patológica?

A Anatomia Patológica é uma especialidade médica que analisa as alterações causadas pelas doenças em amostras de células e tecidos. Assim como na Patologia Clínica, o estudo adequado das alterações permite identificar doenças como o câncer e garante um tratamento adequado.

Esse médico atua em laboratórios e é responsável por laudos finais de diferentes tipos de exame, cuja margem de erro deve ser mínima. A Patologia é a especialidade médica que busca determinar as causas das doenças e descrever as mudanças estruturais e funcionais que elas provocam no organismo humano. O patologista passa grande parte de seu tempo em laboratórios e realiza exames em pacientes que lhe são encaminhados pelos médicos clínicos. Pode atuar em análises clínicas, área em que supervisiona o trabalho de outros profissionais, como o laboratorista clínico, que coleta e prepara o material para que o patologista examine. Ele assina os laudos finais, que auxiliam os médicos de várias especialidades a tratar seus pacientes. Na anatomia patológica, faz exames como biópsias, em que analisa partes de órgãos humanos retirados por cirurgia para determinar as doenças que os afetam. A cultura de microrganismos em laboratório também é coordenada por esse especialista, que detecta, assim, agentes infecciosos que invadem células e tecidos. O trabalho é muito meticuloso, pois é determinante no veredicto final sobre o estado dos pacientes e, consequentemente, em toda a linha de tratamento a ser seguida. No país, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica é responsável pela certificação deste médico. Para receber desta instituição o Título de Especialista em Patologia Clínica, o profissional precisa ter como pré-requisitos a graduação em Medicina e residência médica na área de Patologia. Depois, deve submeter a um exame.

Consulta Popular Patologista

O laboratório de patologia é visto pelo paciente como uma “caixa preta”: um conjunto de equipamentos sofisticados, onde o material é recebido e o diagnóstico aparece quase que milagrosamente, impresso em um laudo. Porém, essas interpretações e diagnósticos complicados são feitos por um profissional altamente qualificado e em constante atualização, que é o patologista.

Nós, patologistas, somos médicos, especializados na arte e na ciência do diagnóstico. Trabalhamos em laboratórios particulares, hospitais ou universidades. Auxiliados por uma equipe, composta por técnicos de laboratório e assistentes administrativos, somos capazes de receber, analisar e emitir seus laudos anatomopatológicos¹.

Baseados nesses laudos, os clínicos e cirurgiões que acompanham os pacientes podem decidir entre as opções de tratamento. Eventualmente, os clínicos examinam com os patologistas os detalhes técnicos específicos dos laudos e, em alguns casos, discutem opções de tratamento. Freqüentemente, também precisamos entrar em contato com seu médico, esclarecer dúvidas e saber detalhes da doença para redigir o laudo com precisão.

Os laudos anatomopatológicos são escritos em termos técnicos específicos, pois são redigidos para que seu médico saiba com exatidão sobre a doença.

Embora, muitas vezes pareça que você, paciente, não tem acesso direto a nós, médicos patologistas, estamos sempre a sua disposição para esclarecer alguma dúvida sobre o laudo anatomopatológico. É muito importante a compreensão do diagnóstico.

Outra visão comum, é que, nós, patologistas, lidamos no dia-a-dia com cadáveres e investigação de crimes, como visto nos seriados de TV (vide Arquivo X).

A investigação criminal é feita pelos médicos legistas, alguns dos quais também são especializados em patologia. E nós fazemos autópsias quando há dúvida sobre a doença que levou o paciente a falecer.

Porém, o nosso dia-a-dia é lidar com materiais de pacientes vivos. Desde análise dos fragmentos de pele que são retirados pelo dermatologista; do exame de Papanicolaou coletado pelo ginecologista; até grandes peças cirúrgicas enviadas para investigação de cânceres.

Microscopia: é o estudo das alterações celulares, é o momento em que o médico patologista irá determinar o diagnóstico.

Sem o médico patologista, a medicina moderna não pode existir!

Nós, membros da Sociedade Brasileira de Patologia, estamos a sua disposição para qualquer esclarecimento sobre esta especialidade médica a qual, com orgulho, pertencemos e que amamos exercer.
Área de Atuação Patologista
Citopatologia Patologista

Publicidade